Torneio da Amizade: disputa de canto de pássaros acontece em novembro em Brusque
Evento irá acontecer no pavilhão da Fenarreco
Evento irá acontecer no pavilhão da Fenarreco
A 20º edição da disputa de canto de pássaros brusquense, o Torneio da Amizade, irá acontecer no dia 17 de novembro, um domingo. O evento acontecerá no pavilhão da Fenarreco. O fechamento da roda será às 8h.
Em 2023, os concursos haviam sido suspensos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) devido à proliferação da gripe aviária no Brasil. Na época, o Torneio da Amizade era considerado o maior torneio de canto de pássaros do país.
Em julho, a Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SAR) liberou o retorno das competições de cantos de pássaros no estado.
As aves ficam divididas em rodas, separadas por espécies. Os próprios competidores são responsáveis por marcar em uma ficha quantas vezes cada pássaro cantou no período de dez minutos.
Cada competidor avalia o canto de um pássaro que não é o seu, para garantir um julgamento justo. Nas rodas, fiscais do clube circulam durante o período de marcação e também há um juiz.
No fim da classificatória, os pássaros que cantam mais vezes durante o período estipulado de marcação avançam para a fase final. Na marcação final, os melhores de cada espécie recebem um troféu.
As inscrições podem ser feitas pelo site passaros.org no período do dia 3 de novembro, às 13h, até o dia 14, às 14h. O valor da inscrição é R$ 60.
Para participar do evento é necessária a relação de pássaros atualizada e o Guia de Transporte de Animal (GTA).
Leia também:
1. Apostadores de Brusque e Guabiruba são premiados na quadra na Mega-Sena 2788
2. Homem procurado por tráfico de drogas é preso em Brusque
3. Prefeito eleito de Botuverá demonstra preocupação com construção da barragem: “como vamos dizer que será segura?”
4. TJ-SC mantém condenação de veterinária do Zoobotânico de Brusque que fraudou atestados médicos
5. Alta na busca pelo Ozempic para emagrecimento é sentida em Brusque; saiba mais
Veja como foi chegar aos destroços do avião que caiu em Guabiruba em 1995: