Trilha no Parque Zoobotânico, em Brusque, recebe 42 novas árvores
Ação de compensação de carbono foi feita nesta sexta-feira, 27
Ação de compensação de carbono foi feita nesta sexta-feira, 27
A Trilha Carbono Neutro, parceria entre o Parque Zoobotânico e a empresa Neutraliza, recebeu 42 novas mudas de árvores nativas, nesta sexta-feira, 27. A ação visa compensar as emissões de carbono de três eventos: A Semana do Meio Ambiente, realizada pela Fundema, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente e a Semana Lean, promovida pela Zen S.A.
A ação no período matutino foi realizada pela Zen S.A. e envolveu o plantio de 35 mudas de árvores nativas. A engenheira ambiental da Zen S.A., Gabriela Lamim, conta como foi a experiência.
“Foi o primeiro ano que a gente fez esse tipo de compensação em relação aos eventos que a gente fez na empresa. Pensamos com muito carinho em fazer isso, uma ação que colabora com as questões ambientais, a gente acabou de passar pelo Dia da Árvore e agora temos a Semana ODS.”
Durante a tarde, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) plantou sete árvores para compensação das emissões de gases de efeito estufa da Semana do Meio Ambiente.
“Realizar a compensação de carbono é uma forma de governança ambiental e poder fazer isso num evento de educação ambiental, através dessa parceria com a Neutraliza, é uma forma da gente sair da teoria para prática e que isso seja uma tendência para todos os eventos do município”, destaca a presidente da Comissão de Meio ambiente e desenvolvimento Sustentável, Viviane Michele Lemes.
Desde o início da parceria, que estabeleceu a Trilha Carbono Neutro, o Zoobotânico já recebeu 85 novas árvores que contribuem para a preservação da biodiversidade local, o aumento da cobertura vegetal, a melhoria da qualidade do ar e a absorção de carbono.
“Ficamos muito felizes, pois o Zoo é um local frequentado por muitas pessoas, moradores e turistas, e todos nos beneficiamos destas árvores”, aponta a diretora-geral do Zoobotânico, Priscila Dauer.
Ela ressalta ainda a importância da trilha para as ações de educação ambiental realizadas no local. “A Trilha Carbono Neutro é mais uma ferramenta para engajar crianças e adolescentes, proporcionando a oportunidade de conhecer melhor a nossa flora e despertar a conscientização ambiental.”
Leia também:
1. Construção de moradias populares é proposta de candidatos a prefeito de Brusque para evitar ocupação em áreas de risco
2. Escolas de Brusque são obrigadas a denunciar pais que não vacinam filhos ao Conselho Tutelar
3. Dupla que vendia crack é presa em área de mata no Bateas, em Brusque
4. Secretaria de Obras se manifesta após carro da prefeitura com partes de madeira ser visto em Brusque
Dance music e passinho agitaram a pista da Danceteria Palmeira nos anos 90: