A Enciclopédia Britânica explica que a palavra “teatro” (derivada do grego theaomai) significa olhar com atenção, perceber, contemplar. Não se trata de um sinônimo de ver/enxergar, mas algo além, que permeia a experiência sensorial e busca significados profundos. O momento em que o teatro acontece envolve imagem, som, espaço físico, dramaturgia e recepção por parte da plateia. O jogo acontece entre a cena e o espectador, com elementos oferecidos por quem produz junto com os trazidos por quem assiste.
Muitos séculos depois do surgimento do teatro, no Brasil, a arte se reinventou. O espaço de cena foi reduzido a uma caixa e a plateia passou a ser formada por um único espectador. Em 1989, a cearense Ismine Lima e a baiana Denise di Santos criaram o que se denomina “teatro lambe-lambe”, pela referência às antigas câmeras de fotografia usada em praças e parques.
A caixa ganhou furos laterais para que as mãos do artista manipulem objetos e bonecos no seu interior. Na parte da frente, há outro orifício, por onde o espectador espia a cena ocorrida. Fones de ouvido são utilizados para oferecer a trilha sonora ou texto e muitas vezes há o tradicional pano preto sobre a cabeça de quem assiste.
O público de Brusque poderá assistir a três montagens com cerca de três minutos de duração cada, neste sábado, dia 10, pelo projeto 3º BQ (en)cena. Entre 10 e 12 horas, a Cia Andante estará se apresentando na Praça Barão de Schneeburg, gratuitamente.
A mini peça “Do Lado De Lá” é inspirada no livro “A flor do lado de lá” de Roger Mello e traz a história de uma boneca de pano e seu objeto de desejo. Em “O Quarto de Edith” há uma gata insistindo em entrar em um quarto e as aventuras que podem nos levar a grandes descobertas. Já a montagem “Pausa para Olhar o Tempo” é uma proposta de caixa-instalação que propõe um olhar e uma escuta. Olhar para aquilo que se vê e ouvir aquilo que não se vê. O que você vê e ouve quando olha o tempo?
A Cia Andante nasceu em Itajaí (SC) e atualmente reside em Canelinha (SC). A Companhia se dedica ao teatro de animação e à palhaçaria desde 2005. No fim do mês de novembro, o 3º BQ(en)cena levará as apresentações para a cidade de Nova Trento.
Lieza Neves – atriz, escritora e produtora cultural