Vereador mais votado em 2024, Valdir Hinselmann elenca prioridades do mandato: “ouvir a comunidade”
Ele ocupou a cadeira por um ano e dois meses na legislatura anterior após a cassação do ex-prefeito Ari Vequi
Ele ocupou a cadeira por um ano e dois meses na legislatura anterior após a cassação do ex-prefeito Ari Vequi
Após três eleições em que ficou como suplente, Valdir Hinselmann (PL) foi o mais votado no pleito que elegeu os 15 vereadores de Brusque em outubro do ano passado, com 1.777 votos. Atual líder do governo na Câmara depois de assumir uma cadeira após o processo de cassação de Ari Vequi (MDB) que levou André Vechi (PL) à prefeitura, ele agora vai ter o seu primeiro mandato completo no Legislativo brusquense.
“Depois de três eleições ficando como suplente, eu achei que meu ciclo na política tinha acabado. Mas as coisas foram andando. O André Batisti, o Deco, virou vice-prefeito e eu assumi a cadeira de vereador. Fui cobrado em casa para cumprir apenas esse mandato, mas achei que era o momento de tentar mais uma eleição”.
Valdir é natural de Ivaiporã (PR). Ele veio para Brusque com a família aos 18 anos e trabalhou como eletricista e na indústria têxtil. Ele mora com a esposa no bairro Dom Joaquim e tem duas filhas.
O vereador teve conexões com a política desde criança, já que o pai trabalhou em campanhas no Paraná, e também tem uma longa trajetória em associações de pais e professores (APPs) e em associações de moradores.
“Esse tempo na Câmara me ensinou muita coisa. Hoje, consigo ter uma visão mais ampla do trabalho do Legislativo e do Executivo. Dizia que, em 2020, estava bem preparado, mas tive um período de aprendizado muito grande em um ano e dois meses e hoje estou muito mais preparado, mas sempre com espaço para ouvir e aprender mais”.
Segundo Valdir, a prioridade do mandato será ouvir a comunidade. “O vereador é o porta-voz do cidadão porque consegue ter um acesso bem mais fácil. Sabemos que alguns bairros têm mais necessidade e vamos estar juntos para buscar melhorias”.
Ele também destaca que tem uma preocupação em buscar mais opções de lazer para a comunidade. “Os vereadores não executam, mas vou indicar para a prefeitura melhorias nesta área. Nossa cidade cresceu muito e locais como Limeira, Cedro Alto e Rio Branco não têm praças e áreas de lazer. Nosso município tem muitas casas geminadas, crianças morando em espaços pequenos. Elas precisam de espaços para liberar toda a energia que têm”.
Outra prioridade de seu mandato é articular a ampliação de oferta de vagas em escolas e creches. “Temos uma demanda muito grande e crescente já que recebemos muitos migrantes. Vamos buscar uma aproximação com o governo do estado para ampliar a oferta em áreas que necessitam. Precisamos fazer levantamentos para detectar quais regiões precisam de creches”.
O fortalecimento das associações de moradores é outra de suas prioridades. Segundo o vereador, há pouco tempo, elas eram muito estruturadas, tinham voz, o que mudou principalmente desde 2022. Para Valdir, a Câmara de Vereadores pode ajudar nesse processo.
Colaboração: Thiago Facchini
Ex-presidentes relembram bailes da Sociedade Guabirubense nos anos 70, 80 e 90: