VÍDEO – Água verde e mau cheiro: moradores reclamam de esgoto a céu aberto no Dom Joaquim
Caso está no radar da Secretaria de Obras e deve ser solucionado nesta semana
Caso está no radar da Secretaria de Obras e deve ser solucionado nesta semana
Moradores da rua Maria Nicolodi Perassa, no Loteamento Beira Rio, bairro Dom Joaquim, em Brusque, enfrentam há pelo menos dois meses um problema com esgoto a céu aberto. A água esverdeada e de forte odor tem causado transtornos e preocupações, principalmente por estar acessível a crianças que brincam na via.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, afirma que procurou o Ministério Público, mas não obteve solução. Segundo ela, a água suja vem de um prédio em condições precárias na rua.
“Liguei três vezes ao MP. Uma vez disseram que não havia denúncia, depois conseguimos registrar. Vieram aqui e falaram que o prédio estava abandonado e em condições de uso, mas várias famílias moram ali. Achamos que ele não está ligado à rede de esgoto”, relata.
A moradora também destaca o incômodo diário. “É água de fossa, suja, podre. Vem sol e chuva, dá péssimo cheiro. Sai do prédio e escorre para várias residências. Entramos e saímos de casa pisando nessa água suja. Não sabemos mais o que fazer”, desabafa.
A reportagem do jornal O Município procurou a Secretaria de Obras de Brusque, que informou que o problema será verificado e consertado até esta quarta-feira, 19.
O secretário da pasta, Ivan Bruns Filho, afirma que pode se tratar de um entupimento na tubulação. “Vamos ter que abrir para ver o que causa o problema, pode ser um esgoto trancado. Às vezes, na saída da fossa, um cano quebra, rompe ou amassa, bloqueando o fluxo e causando vazamento”, explica.
Uma equipe da Vigilância Sanitária também deve acompanhar a situação para avaliar possíveis outros problemas no local.
*Colaborou Otávio Timm.
Bar da Toca, no subsolo de restaurante, foi curioso point em Brusque no século 20: