X
X

Buscar

Zoobotânico acolhe animal ferido à bala em Brusque

Cutia teve membro posterior direito amputado e passa bem

O Zoobotânico de Brusque acolheu uma Cutia (mamífero roedor de pequeno porte) vítima de caça ilegal. Trata-se de uma fêmea que foi submetida a uma cirurgia e teve uma das patas amputadas. O animal passa bem e assim que estiver em condições será disponibilizado para visitação no parque.

O atendimento iniciou após contato telefônico de um morador do bairro Steffen, que havia encontrado um animal ferido e sangrando muito. A equipe do Zoo foi buscá-lo e a médica veterinária Milene Pugliesi Zapala realizou o atendimento de primeiros socorros no parque. Foi constatada inicialmente uma fratura exposta do membro posterior direito.

Veja também:
Mulher fica ferida após ser atropelada em Brusque

Bombeiro militar da reserva morre após sofrer mal súbito, em Brusque

Bebê nasce em ambulância do Samu caminho do hospital, em Brusque

Em seguida, a Cutia foi levada à clínica SOS Animais, conveniada ao Zoo, para ser submetida a cirurgia. “Fizemos o raio-x e constatamos ferimento à bala, provavelmente em decorrência de caça ilegal. Infelizmente, ainda existem pessoas que caçam esses animais para comer”, explica a veterinária.

De acordo com ela, após o exame foi decidido pela amputação do membro, porque o osso apresentava fratura múltipla e o ferimento já tinha bastante infecção, o que demonstrava que o animal estava há alguns dias sofrendo. “Vimos que não valeria a pena colocar pino devido a grande infecção. Quadro que poderia evoluir para uma Osteomielite e o animal vir a óbito”, detalha Milene.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Acolhimento
Após a cirurgia a Cutia foi levada novamente para o Zoo onde recebe os cuidados pós-operatório. “A partir de agora ela precisa ficar em cativeiro. Não há condições de soltura, pois é um animal que facilmente pode ser atacado por outros animais”, revela a veterinária.

Segundo ela, um dos papéis que o Zoológico desempenha, e muitas vezes é desconhecido pelo público, é atuar como local de acolhimento para animais vítimas de caça ilegal. Embora o Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Florianópolis (SC) seja o órgão específico para este fim.

Veja também:
Imóveis dos ex-trabalhadores da Schlösser seguem sem perspectiva de venda 

Agência do Ministério do Trabalho em Brusque será mantida

Construção do poço artesiano no bairro Dom Joaquim ainda não foi iniciada

Visite o Zoo
O Zoobotânico de Brusque disponibiliza para visitação 57 espécies, sendo 13 répteis, 18 mamíferos e 28 aves. O parque abre de terça a domingo, das 8h às 17h30. E o valor ingresso é R$ 5.

Crianças com menos de cinco anos e adultos acima de 60 não pagam ingresso.