Dez artistas que moram em Santa Catarina estão apresentando o resultado da Residência Artística, realizado ao longo de 2021. O projeto foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle, e promovido pela Fundação Cultural Badesc. A exposição Topologias da Imaginação: Residência Artística Fundação Cultural Badesc pode ser visitada gratuitamente até 31 de março.
A brusquense Mayara Voltolini participa desta edição, junto com cinco artistas da Grande Florianópolis: Ana Soukef, Daniel Leão, Edson Macalini, Estela Camillo e Mila Kichalowski e outros cinco, Diana Chiordelli (Chapecó), Felipe da Costa (Blumenau), Flávia Scóz (Joinville) e Jan M.O. (Joinville) que moram em outras cidades de Santa Catarina.
Desde abril de 2021 eles participam de encontros virtuais com orientação de Alexandre Sequeira, Carolina Ramos, Eneléo Alcides e Rosângela Cherem. Estão sendo apresentados pinturas, desenhos, fotografias, instalações, vídeo instalação, vídeo perfomance, entre outras linguagens.
Mayara Voltolini passou uma temporada no Rio de Janeiro estudando Teatro até iniciar a pandemia. E da academia, trouxe uma base para este projeto. “Me interessei pela vídeo-performance a partir de algumas matérias da faculdade de teatro e, com a relação da pandemia, trouxe à tona a perspectiva do fazer artístico mesclando linguagens antes desconhecidas por mim na prática. A relação mais entusiasta de descobrir nesse processo foi ‘como construir uma performance sem um corpo presente no mesmo espaço do espectador?’. A pandemia nos deixou muitos vazios, entre eles a presença do corpo presente para esse tipo de trabalho, assim como o próprio teatro”, revela.
O processo de desenvolvimento dos trabalhos segue a linha artística de cada participante, e mostra a diversidade da arte contemporânea. Para os orientadores do projeto, a mostra é uma oportunidade para falar sobre arte e instigar o processo artístico.
“A exposição é o resultado de dez processos criativos diferentes, pensados e repensados a partir da troca de experiências entre os artistas e das provocações estruturadas pelos orientadores. São sensibilidades distintas que tiveram a oportunidade de conviver e produzir ao longo de 2021”, destaca Eneléo.
A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis e a exposição poderá ser visitada de terça a sábado, das 13h às 18h, até 31 de março de 2022.