O brusquense João Jönk juntamente com os amigos Guilherme Alvarenga e Guilherme Nazareth, está a frente de uma nova plataforma de compras coletivas: a Zapt. O negócio que possui raízes no Vale do Silício, onde os sócios se conheceram em 2015, funciona como um marketplace, conectando compradores e fabricantes, assim como Magalu, Mercado Livre e Amazon.

Entretanto, a meta do trio é dominar o canal de comércio no WhatsApp, considerando que o brasileiro já participa em média, de cinco grupos de WhatsApp (O Globo), que 80% da população abre o aplicativo mais de uma vez por hora (Olhar digital), e que o aplicativo vai começar a permitir pagamentos ainda esse ano.

Fora do Brasil, o e-commerce social já está consolidado, especialmente na Ásia. O Pinduoduo, por exemplo, é uma plataforma chinesa que fatura mais de U$5 bilhões anualmente em pouco mais de 5 anos de operação, e chegou a esse crescimento por organizar compras coletivas no WeChat, o ‘WhatsApp’ da China.