Com Beatriz Oliveira
O Restaurante Metzi, mais novo integrante da lista de melhores restaurantes da América Latina, foi citado como o 27º melhor restaurante do continente e o 6º melhor do Brasil. Mireli Nicolodi, de Brusque, faz parte da equipe que ajudou a realizar esse feito, e em entrevista com o blog a cozinheira nos contou sobre sua história, expectativas e reação ao saber da notícia.
Liderados pelos chefs Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiz, o restaurante Metzi traz para seu público uma experiência única através da união da culinária mexicana e ingredientes tradicionais brasileiros.
Os chefes Luana, brasileira que já passou por restaurantes renomados por todo o Brasil, e Eduardo, mexicano com dez anos de experiência no ramo, ambos possuem uma grande paixão pela gastronomia, tendo a sustentabilidade como principal pilar, e buscam valorizar os ingredientes locais brasileiros.
Neste ano, o restaurante estreou na lista de 50 melhores restaurantes da América Latina, ocupando a 27ª posição. O casal de chefs traz à São Paulo uma representação da comida mexicana, apresentando aos seus clientes muito além dos famosos burritos e enchiladas. O menu do Metzi oferece pratos tradicionais em versões autorais, à base de produtos derivados do México.
A cozinheira do Metzi, Mireli Nicolodi, contou um pouco sobre sua trajetória até chegar em um dos melhores restaurantes do Brasil e falou, também, sobre a reação da equipe ao receber o título de 6º melhor restaurante do país e a expectativa da equipe e do público.
A brusquense Mireli Nicolodi, mesmo com menos de dez anos de experiência, já trabalhou em restaurantes conhecidos, como o Casarão Garibaldi, e mais recentemente se mudou a São Paulo para continuar sua carreira no restaurante mexicano Metzi. Ela tem um amplo conhecimento em diversas áreas da gastronomia, assim como panificação, confeitaria e outros.
Sua história difere um pouco das demais, não houve influência familiar para que Mireli seguisse carreira na gastronomia, “eu comecei mais na parte da confeitaria e fui aprendendo muita coisa sozinha. Meus pais sempre me apoiaram nisso”, disse a catarinense.
Mireli veio a São Paulo especificamente para trabalhar nas cozinhas do Metzi, e conta como o método de trabalho do restaurante é diferente de outros que podemos analisar no Brasil. “Vejo que estamos fazendo uma autêntica culinária mexicana com a junção dos ingredientes brasileiros, e isso é uma coisa única do Metzi”, acrescenta Nicolodi.
A equipe que dá vida ao restaurante se viu com um sentimento grande orgulho ao receber a notícia, por saberem que estão realizando um bom trabalho de alta qualidade. Em apenas dois anos, o restaurante alcançou este marco em sua história, conseguindo superar restaurantes com maior experiência de mercado.
Mireli fala sobre a responsabilidade que vem junto ao título e a expectativa gerada por ele. “Há uma maior expectativa já que agora muitos clientes vão sabendo que somos um dos melhores da América Latina, e com o intuito de julgar e provar nossos pratos”, finaliza a cozinheira da equipe do Metzi.