A Ventana, marca de Balneário Camboriú, apresenta a coleção SUTURE durante a Semana de Moda de New York neste sábado, 9, no Canoe Studios. A marca das catarinenses Brenda Peixoto, Gabrielle Pilotto e Pamela Moreira Tomasi desfilará junto à multimarcas Flying Solo, conhecida por abrir espaço para novos designers e marcas ainda não estabelecidas.

A coleção SUTURE fala sobre como é possível criar a partir das sobras e representa uma mistura de tudo que a Ventana já apresentou até o momento. As peças são únicas e foram feitas a partir de sobras de materiais cedidos por marcas como Dod Alfaiataria, Aluf, Class, Toruss, BCrew, Aguiar, Erente, Katsukazan e Teray ou garimpados em bazares e brechós. 

“Eu acho incrível a grandeza que a gente tem de pensar em como podemos mudar o modo no qual fazemos moda e isso tudo é um processo. Anos atrás não servia nem o questionamento das condições em que as peças são produzidas e agora a gente vê um ativismo de parte da população que não aceita mais vestir uma peça a qualquer custo”, declara Gabrielle Pilotto, fundadora e diretora criativa da Ventana. 

“Mas lógico que é uma longa caminhada pra gente conseguir ir melhorando as coisas, fico pensando como seria a moda se o mais importante fosse o impacto da produção e as condições em que tudo é feito, ao invés de se as pessoas estão usando a cor tendência da estação. Me incomoda tentarem nos colocar em caixas a todo momento, ditando o que é elegante e  o que é ultrapassado”, finaliza a fundadora.