Rafa Melara ou somente Melára como é conhecida no meio artístico, é uma artista múltipla na acepção da palavra. Com gosto pelas artes desde nova, traz música, dança, poesia, moda, comunicação e outros predicados compactados dentro de si. Uma defensora da vida e vegana do tipo que levanta a bandeira, ela sonha e busca realizar seus anseios com muita mão na massa e zero preguiça. Nasceu em Curitiba, mas mudou-se bem nova para Brusque, onde viveu quase sua vida inteira.

Cresceu ouvindo MPB, então esse estilo logicamente dá o tom da música que Melára produz. Aos 10 anos, entrou para o coral do colégio. Já aos 16, passou a ter aulas de teatro musical e percebeu de imediato, como um “clique”, que era aquilo que queria fazer pelo resto da vida.

A artista cursou faculdade de publicidade, e conciliava o curso com apresentações em barzinhos, casamentos, jingles para rádio, participações especiais em shows de bandas de amigos. Assim que se formou, mudou-se para São Paulo para retomar os estudos sobre teatro musical. Porém, suas escolhas a conduziram para o caminho de sua formação acadêmica, fazendo com que a paranaense pausasse seu sonho de viver da música.

Em 2020 a artista teve a oportunidade de participar da seletiva do reality musical ‘The Voice Brasil’ , foi pré-selecionada, mas o programa não seguiu seu curso natural por conta da pandemia que assolou o mundo a partir de março.

E como as energias fluem de forma positiva quando o propósito de vida é nobre, alguns meses depois, Melára foi descoberta nas redes sociais pelo produtor musical Rick Bonadio. Ela fez um improviso em cima de um vídeo de Bonadio tocando piano e aquilo chamou a atenção do empresário de forma instantânea. Eles então conversaram e a artista acabou por ser contratada para ser artista do Midas, estúdio que já lançou diversas bandas e artistas de sucesso, como Charlie Brown Jr., Mamonas Assassinas, NX Zero, Titãs, Vitor Kley e agora, Melára acaba de realizar o sonho de gravar seu primeiro EP.

Nesse trabalho de estreia pela gravadora, duas músicas compõe o EP: “Efeito” e “Bem de Mansinho”. A primeira tem ar mais moderno, mesmo ainda sendo considerada uma MPB. Ela traz uma pegada lounge, que dá um ar mais atual à canção. A segunda tem viés de MPB mais raiz, do tipo que notabilizou nosso país como produtor desse estilo tão genuinamente brasileiro.

As duas músicas estão disponíveis em todas as plataformas de streaming, foram lançadas na sexta-feira, 5, o público ainda pode esperar para esse ano, o clipe da música Efeito que foi captado em São Paulo, com referências ao filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain.