A Praia Brava, em Itajaí, tem se firmado a cada temporada como o destino que movimenta na temporada de verão uma turma jovem e descolada circulando pelas areias, restaurantes e nas casas noturnas. Com a vizinha Praia dos Amores, não é diferente.
Um dos destaques da região tem sido a gastronomia. A atmosfera contemporânea da arquitetura e o lifestyle dos bairros tem refletido no setor, com a chegada de novas operações para fortalecer o circuito de restaurantes.
Selecionamos três novidades que acabam de inaugurar para você acrescentar no seu roteiro obrigatório de restaurantes para conhecer:
Mundo Selvagem – o icônico Mundo Selvagem, consagrado restaurante da avenida Atlântica em Balneário Camboriú, fechou o ano de 2020 com novo endereço. Maria Cristina Duarte Paiva, proprietária da casa, levou a operação para a região sul da Praia Brava, especificamente na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú.
“Mesas num ambiente aberto trazem charme ao lugar, enquanto a decoração especial com luminárias em rattan criam um ambiente para encontros agradáveis”, revela a proprietária. “Estamos muito bem nessa adaptação”.
Cristina conta ainda que pretende trazer nos próximos meses a Pizzaria Mundo Selvagem para o mesmo lugar do restaurante. Será um momento inédito da história do Mundo Selvagem, que por duas décadas manteve duas unidades distintas em Balneário Camboriú.
Noma Sushi – um dos sushis mais bem frequentados de Florianópolis chegou a Praia Brava em fevereiro. A casa mal abriu as portas e já estava com lista de espera nas reservas de mesas, e promete ser o restaurante japonês da vez na região, concorrendo com os veteranos Brava Sushi, The Corner Sushi e o Doo Sushi.
O cardápio passeia pela culinária japonesa contemporânea e é assinado pelo chef executivo Rafael Portes. Entre os ingredientes que ganham destaque estão o mel trufado, as vieiras, foie gras, ouriço, ostra, siri, centolla e outros peixes de importação.
No cardápio, os destaques dos principais são o “Atum Trufado” – lâminas de atum com mel trufado, nozes crocantes e flor de sal; o “Tartar de Centolla”, um caranguejo do Chile e o “Omelete Trufado” – cortes de salmão junto do omelete especial do chef.
Outra novidade é a seleção dos “Especiais Veganos”, com seis opções pra lá de criativas e saborosas, entre elas, o “Kappa Roll” – lâminas de pepino, creme de tofu e shimeji, salteados no óleo de coco e o “Kinoko Maki” – roll de shari com shimeji, cream de tofu, brócolis e acelga.
Pargus – outro restaurante consagrado de Florianópolis chegou à Praia Brava. Inspirado na atmosfera de Mykonos, o beach club grego está na beira da praia e une a gastronomia com uma experiência acústica absurdamente descolada. Criado em 2019, o Pargus tanto em Florianópolis quanto na Praia Brava tem projeto assinado pelo arquiteto Gabriel Bordin.
Uma super varanda na frente da praia conversa com a paisagem e o pôr-do-sol. Mesas e cadeiras dividem espaço com lounges e transformam o Pargus em uma experiência despretensiosa, um lugar feito para se demorar e aproveitar e curtir o sunset.
A cozinha está nas mãos do chef Ernesto Soares que se inspira na culinária da Grécia. O cardápio foi formatado a quatro mãos, com Pepa Anastasiadis Diamantaras, da comunidade grega em Florianópolis. Ela é expert na boa mesa do país do Mediterrâneo, acompanhou a cozinha e contribuiu com técnicas e consultoria sobre temperos únicos de tradição familiar.
Entre as entradas, o Pargus Chips – fatias finas de berinjelas empanadas com molho grego tzatziki, a base de iogurte e pepino. Entre os principais, a Moussaka Pargus, – lasanha de picadinho de mignon com legumes, que também possui a opção Vegana – lasanha de legumes, legumes laminados, ragu de cogumelos e queijo vegano, o Stick à Moda Creta, com camarão, polvo e filé de peixe do dia no espeto, grelhados e defumados à mesa e o Carré de Cordeiro, acompanhado de purê de batatas e hortelã ao molho de vinho tinto. Uma das melhores dicas que posso te dar nesta casa é chegar 16h, antes do pôr-do-sol.