“Lenda do esporte”, é assim que o jornal alemão Badische Neueste Nachrichten apresenta Lucilla Colzani. Situado no distrito de Karlsruhe, região co-irmã de Brusque, a publicação de ontem, 19, destacou o aniversário de Lucilla Colzani, que na quinta-feira, 15, completou 100 anos.

O Badische Neueste Nachrichten trouxe a visita de Pedro Schmitt e Valdir Riffel na casa de Lucilla Colzani durante a última semana, ambos lideranças nas pesquisas que resgata a imigração alemã da região de Baden para Brusque.

Pedro Schmitt e Valdir Riffel parabenizaram Lucilla Colzani por seu aniversário, também em nome da comunidade Karlsdorf-Neuthard. Foto Divulgação

“O avô emigrou para o Brasil”

A publicação relembra ainda a vinda do avô de Lucilla Colzani, Georg Franz Schlindwein, para o Brasil. Isso ocorreu em 1860, aos 15 anos. “Em Brusque, ele se casou com Barbara Heil, que nasceu em Neudorf em 1870. Seu filho Antonio se casou com Maria Hörner em uma família de origens Karlsdorf”, conta.

Cláudio José Schlindwein, diretor do jornal O Município, também é citado na nota. Ele é neto de Lucilla Colzani. Apesar de nascida Schlindwein, Lucilla casou-se com Gilberto Colzani, e uma das filhas, Risolete, a mãe de Cláudio, é casada com Valerio Walter Schlindwein, resgatando o sobrenome alemão para o neto.