Florianópolis e mais de 15 capitais cancelaram suas festas da virada, em decorrência do avanço da variante Ômicron na África e na Europa, que chamou atenção do mundo inteiro pela agressividade da nova cepa.

Em Santa Catarina, Balneário Camboriú será uma das poucas cidades que terá show de fogos no réveillon. Estão previstos 15 minutos de show pirotécnico, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, com investimento na casa de R$ 2,3 milhões.

O município, que recentemente realizou uma grande obra de revitalização da Praia Central, alargando a extensão da faixa de areia de 25m para aproximadamente 70m, deve atrair ainda mais visitantes para essa grande temporada 2021/2022: a expectativa é que durante a alta temporada, mais de 1 milhão de pessoas passem pela cidade.

Esse é um dos motivos que está atraindo turistas do país e do exterior para esta virada de ano. A cidade é destaque nacional, segundo as principais plataformas de buscas e reservas de hotéis, aparecendo entre os cinco destinos mais desejadas no país. A rede hoteleira já confirmou mais de 97% de ocupação até 3 de janeiro.

Desde o início das obras da nova Praia Central, Balneário Camboriú vem recebendo destaque nacional e internacional, atraindo novos turistas e surpreendendo aqueles que já conhecem a cidade. Para Cecilia Vega, que há 10 anos vem do Chile com os filhos para passar o verão em Balneário Camboriú, a Praia Central impressionou. “Já viemos para cá há muito tempo, é quase uma segunda casa, mas agora, com o alargamento da faixa de areia, ficamos encantados. É praticamente outra praia”, diz.

Além da queima de fogos pela prefeitura municipal, a FG Empreendimentos também está preparando grandes atrações para o público, com a programação Réveillon Brilha FG.

Na Barra Norte, as comemorações iniciam com uma live com o DJ Victor Einstein que será transmitida diretamente da FG Big Wheel através do YouTube e instagram da FG, e que também levará imagens em tempo real para a população, tanto da contagem regressiva que será projetada na roda gigante, quanto da queima de fogos organizada pela prefeitura de Balneário Camboriú.

Na Barra Sul, a FG preparou outro espetáculo simultâneo: a fachada do One Tower, maior prédio residencial do país, em construção, contará com contagem regressiva e show de luzes. O arranha-céu será palco de diversas projeções que também serão refletidas nas areias e nas águas da Praia Central. A empresa tem a expectativa de realizar o maior show de luzes do país, com um espetáculo que terá duração de até uma hora e trinta minutos.

A expectativa é de que passem, em média, mais de 1 milhão de pessoas pela cidade na alta temporada. Hoteis já registram 97% de ocupação até 3 de janeiro. Fotos Divulgação

Infraestrutura para o fim de ano

Para este fim de ano, a Prefeitura montou um forte esquema operacional, integrando diversas secretarias e órgãos do município. Para o prefeito Fabrício Oliveira, isso resultará em uma temporada mais organizada e segura para todos.

“Estamos intensificando nossas ações há alguns meses e para este fim de ano, com o aumento dos efetivos de segurança e fiscalização, conseguiremos dar um gás nisso. Abriremos nos próximos dias o Centro de Controle Operacional, uma novidade que integrará a Inclusão Social, Meio Ambiente, Planejamento, Saúde, Segurança e Turismo, dando um respaldo rápido e efetivo às ocorrências que vierem a acontecer. A saúde fará atendimento pré-hospitalar, atendendo aqueles que tenham alguma emergência, precisando de uma intervenção imediata”, explica.

Os casos de Covid-19 seguem sendo monitorados. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o município registrou uma diminuição de 95% nos casos ativos. Para a secretária de Saúde, Leila Crocomo, a adesão à vacinação na cidade e no país, dão a garantia de um fim de ano mais seguro.

“Os números da vacinação em Balneário são bastante positivos. É importante que sejam tomadas, além da primeira dose, a segunda dose e a de reforço, além de trabalharmos no incentivo daqueles que, por algum motivo, não tenham se vacinado”, afirma a secretária.

Geninho Goes, secretário Municipal de Turismo, vê a temporada com bons olhos. “O ano passado foi extremamente delicado para todos do setor turístico. Ainda não havia a vacina, que é hoje a nossa esperança de dias melhores. Hoje, com a praia alargada e números positivos de vacinação, Balneário Camboriú desponta à frente das demais cidades, nos presenteando com um show de fogos de 15 minutos, chancelando a virada para um ciclo novo, em que a esperança se fará presente”, diz.

Para o réveillon, a expectativa do BC Convention & Visitors Bureau é de que a ocupação hoteleira chegue a 97%, podendo alcançar a marca de até 100%. Ao todo, oito balsas serão posicionadas ao longo da orla da Praia Central, exibindo um show pirotécnico de 15 minutos com diferentes tipos de cores e efeitos especiais. Além disso, está programada para acontecer uma contagem regressiva para a virada de ano exibida na FG Big Wheel, a maior roda gigante estaiada da América Latina, localizada ao norte da Praia Central.

Molhes estarão fechados

Os molhes da Barra Sul e do Pontal Norte serão fechados parcialmente ao público a partir das 5h desta quinta-feira, 30, quando os dois locais começam a ser preparados para o espetáculo pirotécnico de Réveillon. Os fogos de artifício serão lançados dos dois molhes, além de oito balsas espalhadas na Praia Central. Os molhes serão reabertos ao meio-dia de 1º de janeiro.