O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, afirmou nesta quinta-feira, 13, em seu discurso na abertura do C-MOVE Sul – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, que gostaria de transformar a cidade na “capital brasileira da mobilidade elétrica”. Para isso, ele citou a possibilidade de descontos no IPTU por parte do município, além de projetos de parcerias e convênios com construtoras para a concessão de descontos em apartamentos para quem adquirir um modelo compacto elétrico, por exemplo.
“O pulmão econômico de Balneário Camboriú é o meio ambiente”, analisou Oliveira. O prefeito também destacou a relação da mobilidade elétrica com inovação e tecnologia e a importância de valorizar a experiência de trafegar em um veículo elétrico. “Neste período pós-pandemia, estamos assistindo ao surgimento de uma série de serviços e inovações. Mobilidade em um veículo elétrico não se resume apenas ao transporte entre um ponto e outro. É uma experiência que deve ser usufruída”, afirmou.
Segundo Ricardo Guggisberg, Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável e da MES Eventos, organizadora do C-MOVE, a região tem diversos atributos para ser um dos exemplos de transição energética no Brasil. “Além da beleza natural, que será ainda mais valorizada com menor poluição sonora e do ar com o aumento da frota de elétricos, Balneário Camboriú e o Estado de Santa Catarina como um todo têm diversas características que se encaixam em um modelo de eletromobilidade, com polos educacionais e tecnológicos de ponta, uma indústria variada e moderna, logística sofisticada, além de ser uma região que, historicamente, aposta no crescimento planejado”, disse.
Vendas acima da média
Guggisberg lembrou ainda que Santa Catarina tem registrado crescimento nos emplacamentos de veículos elétrico acima da média nacional. “No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, o mercado de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos de Santa Catarina cresceu 59,1%, quase 10 pontos percentuais acima da média nacional”, disse.
Também presente na abertura do C-MOVE, o diretor da FENABRAVE Regional SC – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Carlos Werner, afirmou que as concessionárias de veículos estão preparadas para a transição energética e valorizou outra tecnologia nacional e de baixas emissões, o etanol, aliado a motores elétricos, como meio de descarbonização até que tenhamos apenas veículos 100% elétricos no mercado nacional.