A assinatura da ordem de serviço para as obras do molhe do Rio Perequê, nesta terça-feira, 20, marcou o início da construção do projeto que deve se tornar a nova atração turística de Porto Belo. Realizada na praia, próximo ao canteiro de obras, a solenidade de assinatura contou com a presença do prefeito da cidade, Joel Lucinda, da diretoria da ACIP, de lideranças locais e da população.

O projeto do molhe e o licenciamento ambiental foram doados pela Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP). O investimento para execução da obra, no valor de R$ 13 milhões, também será custeado pelos associados da ACIP, por meio de substituição de outorga onerosa paga ao município.

O molhe do Rio Perequê será composto por um molhe principal com extensão estimada de 360 metros, um molhe secundário com cerca de 200 metros de extensão e um terceiro molhe com 65 metros de comprimento, formando em seu interior uma dársena. No meio será construída uma área destinada ao passeio e lazer da população.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu nesta terça-feira, 20. Fotos Divulgação
A assinatura da ordem de serviço ocorreu nesta terça-feira, 20. Fotos Divulgação

Os molhes têm a finalidade de melhorar a turbidez da água, reduzir a influência de maré do Rio Perequê e aumentar a vazão das águas que escoam no leito do rio, minimizando a concentração de sedimentos na orla marítima. “Essa obra é muito importante para o município porque, além de contribuir para a limpeza da praia e deslocamento do rio, certamente vai se tornar um novo atrativo turístico para Porto Belo”, ressalta o prefeito da cidade, Joel Lucinda.

Para a ACIP, além de melhorar a condição de todo o balneário, o mais visitado de Porto Belo, a obra deve transformar a área em um novo cartão postal da cidade. “Essa é mais uma das obras da série de projetos que a ACIP realizou em parceria com a Prefeitura, neste viés inédito em âmbito nacional, para promover o desenvolvimento turístico, econômico e social, aprimorando a infraestrutura e os equipamentos de lazer e realizando um sonho antigo dos associados e de toda a população’, destaca Maycol Marini, presidente da ACIP.