A Toalhas Atlântica recebeu o selo Abvtex na categoria ouro. Empresas que participam do programa da Abvtex – Associação Brasileira do Varejo Têxtil recebem a classificação de ouro, prata e bronze. Criado em 2010 com o objetivo de assegurar responsabilidade socioambiental e condições de trabalho dignas na cadeia de fornecimento do varejo de moda no país, atualmente, o programa possui 3.910 empresas aprovadas, em dezoito estados brasileiros.  

Para Sérgio de Sousa, supervisor de recursos humanos da Toalhas Atlântica, o selo de ouro é a indicação de que a empresa está no caminho certo. “Enxergamos o programa Abvtex como uma auditoria que nos faz sermos melhores no cumprimento de legislação, uma oportunidade de sermos avaliados para podermos melhorar. Acredito que por meio do selo, qualquer cliente poderá constatar que a Atlântica é uma empresa que não se preocupa em apenas produzir seus produtos, mas que tem responsabilidade social, ambiental e cumpre rigorosamente a legislação”. 

O Programa Abvtex garante o cumprimento de práticas e compromissos ligados à responsabilidade social corporativa, abrangendo temas como a não utilização de trabalho infantil e análogo a escravidão, abuso, assédio, saúde e segurança no trabalho, horas trabalhadas, transparência e prática de gestão e o meio ambiente. 

“A empresa foi preparada para uma nova realidade, foi solicitado um plano de satisfação dos nossos colaboradores e com isso procuramos fazer melhorias nos maquinários para proporcionar um ambiente mais agradável com conforto e ergonomia, adequamos a legislação de segurança, ambiental, social e medicina do trabalho e também promovemos palestras e treinamentos que abordavam temas como inclusão, assédio e discriminação”, acrescenta Sérgio. 

Atualmente o programa contempla 185 requisitos e está alinhado com doze dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Ods) estabelecidos pela Onu Organização das Nações Unidas, em 2015. A Atlântica quer sempre estar cumprindo o que a legislação determina. Estamos sempre procurando nos atualizar, participando de treinamentos, nos inteirando com nosso departamento jurídico, trocando informações com outras empresas, pois entendemos que as exigências serão sempre maiores e temos que nos prepararmos para isso”, finaliza Sérgio.