Às vésperas de alcançar o marco extraordinário de seu centenário, emerge uma mulher notável de Guabiruba, município este que, no ano de 1923, ainda pertencia a Brusque.
Essa figura inspiradora, dotada de saúde resplandecente, lucidez impressionante e uma inextinguível vontade de viver, irradia um exemplo inspirador para gerações mais jovens.
Residente no pitoresco bairro São Pedro, estamos falando de Angela Keller, cuja celebração de 100 anos, que se dará em 20/11/2023, encarna a essência da simpatia. E foi justamente essa notável senhora que tivemos a honra de entrevistar em sua morada.
Memória impecável
Angela, cuja memória é um precioso arquivo do passado, consegue recordar eventos com uma exatidão surpreendente. Ela resgata períodos da Segunda Guerra Mundial, quando o idioma alemão foi proscrito no Brasil. “Era proibido falar o idioma alemão em Guabiruba. Que época difícil foi essa”, descreve a centenária.
Quando questionada a respeito de sua família numerosa, não só mencionou que eram dez irmãos – cinco mulheres e cinco homens – como também recitou os nomes de cada um deles com uma fluidez cativante.
Vídeo
Vida profissional
Durante a entrevista, Angela compartilhou reminiscências de sua carreira como operária, trazendo à tona sua passagem pelas empresas Schlösser e Renaux.
Na Schlösser, desempenhou o papel de cozinheira, enquanto na Renaux dedicou-se aos afazeres da tecelagem.
Vida comunitária em Guabiruba
Sua ativa participação em empreendimentos comunitários transcendeu diversas paróquias. Inclusive, em julho de 1980, foi uma das visionárias fundadoras do Grupo de Idosos da Paz, o qual permanece ativo até os dias de hoje.
Esta notável mulher, por escolha própria, abraçou a vida solteira, abdicando da instituição do matrimônio.
Seu centenário representa não apenas um marco temporal, mas um farol que ilumina a perseverança, o compromisso e a vivacidade.
A história de Angela Keller é um testemunho eloquente de uma vida plenamente vivida e dedicada ao bem-estar alheio, imortalizando-se como um farol de sabedoria e vitalidade.
A 2ª mais idosa de Guabiruba
Vale destacar que nossa coluna empreendeu uma investigação para determinar se Dona Angela seria, de fato, a mulher mais idosa atualmente em vida em Guabiruba.
Entretanto, fomos informados da existência de outra senhora, com uma diferença de apenas dois meses em idade, também residente no município.
Enquanto Angela nasceu em novembro de 1923, essa outra mulher, chamada Dona Caetana, veio ao mundo em setembro do mesmo ano.
Seleção de fotos após anúncios
Estão apreciando esta matéria? Apresentamos mais uma edição fascinante e envolvente ao nosso seleto grupo de leitores.
No entanto, é importante ressaltar que a manutenção deste padrão editorial de excelência, que o Blog do Ciro Groh se orgulha de manter, é inteiramente possibilitada pelo apoio incondicional dos patrocinadores. É com gratidão, portanto, que dedicamos o espaço a seguir a cada um deles.
Convidamos você, estimado leitor, a explorar os produtos e serviços oferecidos por cada apoiador, clicando nos banners abaixo.
Ao fazer isso, não apenas estará conhecendo mais sobre seus empreendimentos, mas também estará contribuindo para o desenvolvimento contínuo do nosso trabalho.
Logo após esta breve introdução, apresentamos uma seleção de imagens que oferecem um vislumbre da rotina desta notável mulher de Guabiruba, de grande determinação.
Oferecimento:
Leia também:
1. Frio diminui e chuva pode voltar à região de Brusque; saiba quando
2. Morador de Nova Trento encara frio de 4ºC no Morro do Barão
3. GALERIA – A beleza interiorana vista na Beira Rio de Botuverá
Galeria de fotos
Conforme prometido anteriormente, encerramos com uma galeria de fotos que oferece um vislumbre da vida de Dona Angela e do seu ambiente.
A simplicidade e o charme do estilo interiorano são vividamente retratados neste local, como marcas registradas.
Convidamos você a explorar essas imagens e a testemunhar essa autêntica jornada.
Marcas de Guabiruba
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
• Receba então diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK