Apenas 20% dos catarinenses têm candidatos a governador e a senador, mostra pesquisa
Escolha feita
O mais recente levantamento exclusivo do Instituto Mapa mostra o comportamento do eleitor catarinense quanto ao momento de decidir em quem votar para as eleições majoritárias (presidente, governador e senador) e proporcionais (deputado federal e estadual) de 2018. O que mais chama a atenção é o fato de 49% dos eleitores pesquisados declararem já terem decidido em quem votar para Presidente da República, índice muito além dos raquíticos 20% de escolhas para governador e senador.
Veja também:
Empresários de Brusque têm habeas corpus negado pelo STJ
Microempreendedores locais terão preferência nas licitações da Prefeitura de Guabiruba
Região de risco no Primeiro de Maio preocupa Ministério Público e prefeitura
Bandeira de campanha
A extinção das 15 inúteis e ainda restantes Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) virou uma bandeira de campanha a governador do deputado Gelson Merísio (PSD). Mauro Mariani (MDB) ainda hesita sobre o assunto, talvez para não melindrar a memória do criador daqueles cabides de emprego, o falecido governador Luiz Henrique da Silveira. Merísio não tem dúvida em dizer que as vê como exemplos “de um estado arcaico e ineficiente”.
“Casa própria”
A todos os candidatos a governador que o visitam, a direção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, tem dois pedidos prontos: que tenha garantia de continuidade do projeto e apoio deles para construir o teatro próprio da companhia, a exemplo da sede, em Moscou, na Rússia, guardadas as devidas proporções.
Complexo vira-lata 1
Em artigo no Estadão, o jornalista João Lara Mesquita diz que não consegue entender porque no litoral do Brasil existem nomes como “Jurerê Internacional”. Internacional por que? Diz que a ilha de SC é o paraíso de nomes em língua estrangeira. Existem os “beach clubs” El Divino e Café de La Musique; ‘resorts’ como o “Il Campanário Villaggio” (onde a diária no verão chega a R$ 900), e o Jurerê Beach Village; eventos como a feira de produtos orgânicos “Jurerê Organic” ou a ‘Floripa Convention’; bares como o ‘Devassa On Stage’, que era o antigo ‘Stage Music Park’; e tem até o Jurerê Open Shopping.
Complexo vira- latas 2
Diz mais: “Só pode ser isso: nosso velho e conhecido complexo vira- latas. Um bom psicanalista explica. O Brasil tem um dos mais lindos litorais do planeta. Curiosamente, sempre que algum local entra na moda, pipocam os nomes estúpidos em línguas que nada têm a ver conosco”. Absolutamente correto.
90 anos
De 26 a 30 deste mês SC receberá a segunda edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (MCB) Edino Krieger, com atividades gratuitas e abertas ao público. Neste ano, além de trazer para o Sul do Brasil uma mostra significativa da produção musical da atualidade e criar espaço para a divulgação de novos compositores, celebra também os 90 anos do brusquense Edino Krieger. As atividades acontecem em palcos diversos, em Brusque e Florianópolis.
Estrela
Tido como um dos cientistas mais influentes do mundo, que lidera um grupo de pesquisadores em neurociências que tenta integrar o cérebro humano com máquinas, com o objetivo de desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal, o brasileiro Miguel Nicolelis fará palestra sobre suas atividades no próximo dia 28, em Chapecó, durante a 4ª Conferência Regional de Inovação e Empreendedorismo, da Unoesc Chapecó.
Eleições híbridas
Em 233 municípios catarinenses haverá eleições híbridas em 7 de outubro, ou seja, a habilitação do eleitor para votar na urna eletrônica pode se dar tanto pela identificação biométrica quanto pelo processo tradicional de identificação. Em SC, além das 62 cidades que já passaram pela revisão do eleitorado com identificação biométrica obrigatória e que se valerão integralmente da biometria para dar acesso ao eleitor à urna, todos os outros municípios já vinham realizando o cadastramento biométrico ordinário. É nessas cidades que a votação será híbrida.
Desconto
Muito espertamente – e nada há de ilegal nisso – a Procuradoria Geral do Estado lançou edital convidando detentores de precatórios (dívidas do Estado em razão de decisões judiciais), interessados em fazer acordo, para apresentação de propostas com deságio. Para esse fim, foram disponibilizados R$ 229,8 milhões. Neste tempos de crise um acordo – e ter dinheiro na mão – pode ser um bom negócio.
Economia
Em tempos de crise, tudo vale para gastar menos. Assim, os três órgãos do Poder Judiciário Federal instalados em SC (TRT, Justiça Federal e TRE-SC), junto com o TJ-SC, estudam intensificar a elaboração de atas de registros de preços para aquisições e contratação de serviços comuns, ao invés de cada um fazer seu processo licitatório.
Culpa da vítima
Lidas, alhures, várias opiniões de “especialistas” de internet, batendo em Jair Bolsonaro. A maioria, dizendo, basicamente, que ele foi atacado porque se expôs ao ataque. É como culpar o carteiro pelo eventual conteúdo desagradável de uma carta.
Dia de teste
Jair Bolsonaro se comoveu muito com a tragédia da Chapecoense na Colômbia e tinha agendado ir ao Maracanã, sábado, assistir o jogo entre o Flamengo e o clube catarinense e, de quebra, testar sua popularidade.
Bandidos com mordomia
Catarinense de Concórdia, 82 anos, o senador Reditário Cassol (PP-RO), que assumiu o cargo no lugar do filho, Ivo, também senador que tenta a reeleição, ocupou a tribuna, na semana passada, para rememorar projeto que ele apresentou há sete anos, sugerindo a criação de postos de trabalho dentro dos presídios e a revogação de vários benefícios aos criminosos. Lamentou que a medida ainda não tenha seguido adiante e que ao invés disso, “o Estado criou mordomias para os detentos”. Não deixa de ter alguma razão.
Socorro!
O que estarrece na manifestação da Advocacia-Geral da União, que encaminhou pedido ao Supremo Tribunal Federal para que proíba juízes de julgar processos nos quais atuem escritórios de advocacia de cônjuges ou familiares é que isso ainda não esteja normatizado.
Civismo, ainda
Porque este é o país da piada pronta, não tem nenhuma lei que obrigue as escolas públicas, tanto federais, como estaduais e municipais a voltar a fazer o que sempre faziam alegremente em outros tempos, em que o civismo tinha alguma importância: o desfile para marcar a passagem do Dia da Independência, comemorado sexta-feira. Porque muitas pessoas querem que este país exploda? Porque não tem nenhum o amor à pátria, um sentimento de pertencimento à nação.
Serviços públicos
Depois da deflação de julho (-0,35%), os preços voltaram a subir para os consumidores de Florianópolis em agosto, com alta de 0,60%. O maior impacto veio dos serviços públicos (alta de 3%), em razão dos reajustes nas tarifas de energia elétrica (11,9%) e de água e esgoto (4,4%). Leia-se Celesc e Casan, respectivamente, empresas públicas. Se fossem privatizadas seria diferente?
Maus tratos
Pode começar por Balneário Camboriú uma atitude diferente em relação aos maus tratos de animais em SC. A OAB local e a Promotoria de Justiça da Comarca amadurecem a ideia de propor uma legislação que possibilite clinicas veterinárias reter animais quando constatem maus-tratos, ou que seus donos os entreguem mediante termo de desistência.
Veja também:
CVV intensifica ações de conscientização e debate sobre o suicídio em Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Acidentes nas rodovias federais catarinenses deixaram 140 feridos neste feriado
Tratamento de câncer
Antes de cair na campanha para o Senado, o deputado federal Jorginho Mello (PR-SC) conseguiu fazer tramitar projeto de sua autoria que reduz de 60 dias para 30 ou, conforme a gravidade, em prazo menor, o limite para o início do tratamento de pessoas diagnosticadas com câncer no SUS. O projeto altera a chamada “Lei dos 60 dias”, originária de projeto deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), que atualmente assegura a pacientes diagnosticados com câncer acesso ao início do tratamento em no máximo 60 dias.
Duas hortas
Um dono de supermercado na Ilha de SC, interessado em ampliar a oferta de produtos orgânicos, quis visitar pessoalmente alguns produtores de municípios vizinhos, indo em suas casas, de surpresa. Em alguns descobriu a existência de duas horas: uma junto às residências, onde não há uso de agrotóxicos, destinada ao consumo da família, e “outra”, para “os outros”.
“Recepção”
Embora um tanto desunidos, até por falta de costume, não será surpresa se os convidados para a plenária da Comissão Internacional da Baleia, órgão que regula a matança de baleias em todo o mundo, sejam recepcionados com manifestações de ambientalistas no aeroporto Hercílio Luz, amanhã, quando inicia o evento, que vai até quinta-feira no resort Costão do Santinho, que terá reforço na segurança para evitar protestos.