Quase sempre abraçado pelas nuvens, o imponente e misterioso “Monte Barão” pode ser visitado por qualquer pessoa que tenha vontade de descobri-lo. O lugar além de singular, é mágico, inspirador e transcende nossa compreensão sobre a vida e o universo e está localizado entre os municípios de Botuverá e Nova Trento.
Para a caminhada e subida, apesar de ser árdua, não é necessário ser esportista nem ter conhecimentos técnicos sobre escaladas. Sendo um pouco cansativo, o trajeto é feito todo por trilhas na mata com mais ou menos 3 horas de subida.
Importante destacar o suprimento alimentar necessário para este passeio, sendo que a água potável não pode faltar na mochila. A cada horizonte avistado e a cada cantinho descoberto o coração acelera mais.
Seu ponto mais alto está a uma altitude de 1147 metros em relação ao nível do mar. Destino certo de aventureiros que apreciam a natureza lá de cima. Apesar de estar localizado numa região remota de nossa região, o acesso ao topo do morro é relativamente fácil pelo lado de Botuverá, mais precisamente através da localidade do “Sessenta”, bairro Águas Negras daquele município.
Destaque para as misteriosas pedras esculpidas pela natureza ao longo de milhares de anos. Uma curiosidade, temos uma cruz ficada na rocha, por sinal, uma homenagem prestada por um padre a uma pessoa que veio a falecer na década de 80 após cair do alto dos rochedos.
Daquela altura, podemos avistar grande parte do Litoral, Vale do Itajaí, Vale do Rio Tijucas e até parte das montanhas do Planalto Sul de SC. Vale observar que o ideal é escolher um dia com céu limpo, de preferência no inverno. Por 2 ocasiões estive lá e posso afirmar de forma categórica, a minha vontade de querer voltar a este paraíso!