Benjamin, o macaquinho mais jovem do Zoobotânico de Brusque, completa 2 anos

Animal recebeu uma festa de aniversário

Benjamin, o macaquinho mais jovem do Zoobotânico de Brusque, completa 2 anos

Animal recebeu uma festa de aniversário

Nesta terça-feira, 18, o macaco mais jovem do Zoobotânico, da espécie Aranha da cara preta e apelidado de Benjamin pela equipe do parque, completou 2 anos, com direito a bolo e presentes. Benjamin nasceu no Zoológico no dia 27 de fevereiro de 2023, filho de dois macacos da mesma espécie, trazidos do Zoológico de Curitiba e apelidados de Jana e Chicão.

Durante um período de 9 a 10 meses, o macaquinho precisou ser separado dos pais para receber os cuidados necessários à sua sobrevivência, já que Jana não estava produzindo leite. A equipe do Zoobotânico cuidou de Benjamin e monitorou seu desenvolvimento até que ele atingisse a independência suficiente para ser readaptado ao recinto com seus pais.

Os macacos da espécie Aranha da cara preta são naturais da floresta amazônica e, atualmente, estão na lista de espécies ameaçadas de extinção, sendo protegidos pela União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).

“O Benjamin nasceu no dia 27 de fevereiro de 2023, e percebemos que a mãe dele, Jana, não estava produzindo leite. Por isso, tivemos que retirar o animal para observar se ele estava crescendo de forma saudável. Após realizarmos os exames, constatamos que ele estava desidratado e precisava de cuidados para sobreviver. Assim, o Benjamin ficou sob a observação da equipe técnica do Zoobotânico”, comentou a médica veterinária do Zoobotânico, Milene Zapalla.

“Conforme ele foi crescendo e se desenvolvendo, sempre o aproximávamos dos pais para que houvesse esse contato. Ele passou por um período de adaptação, e, quando ficou maior e mais independente, começando a se alimentar sozinho, iniciamos o processo de reintegração, introduzindo-o no recinto junto com os pais”, finalizou Milene.

Gabriella Maçaneiro/Prefeitura de Brusque

Visitas

O Zoobotânico está localizado na Praça da Bandeira, no Centro, ao lado da Prefeitura, e funciona das 8h às 17h30, de terça-feira a domingo.

O ingresso custa R$ 5 para estudantes, professores e crianças de até 15 anos, e R$ 10 para adultos. A entrada é gratuita para crianças de até cinco anos, guias turísticos acompanhados de mais de 10 pessoas e motoristas de excursão.

Leia também:

1. Saiba o que irá ocupar o antigo anfiteatro da Unifebe, vendido há mais de um ano
2. Alerta laranja: Defesa Civil prevê ventos de até 100 km/h em Botuverá
3. VÍDEO – Homem de bicicleta furta casa no Guarani em três “viagens”
4. Cachorro fica preso em escada rolante e é salvo por moradores em Brusque
5. Fortes chuvas deixam nove pessoas desabrigadas em Brusque


Assista agora mesmo!

Bar da Toca, no subsolo de restaurante, foi curioso point em Brusque no século 20:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo