Imagem desta tarde,11, em Brusque.

Novamente os brusquenses tiveram um dia extremamente quente, com temperaturas máximas nesta sexta-feira,11, na casa dos 35 ºC. Com todo este calor, núcleos de trovoadas se formaram ao longo da tarde de hoje, tendo como desfecho, pancadas de chuva acompanhado por raios e trovões ao entardecer. Choveu “bem” em alguns locais de nossa região. Em Brusque, o destaque ficou para o bairro Tomaz Coelho, com acumulado de 36,8 mm. Já no Centro, apenas 3 mm.

Imagem do Radar da Aeronáutica mostrando núcleos de trovoadas se formando no Vale do Itajaí durante esta tarde. (Manchas em vermelho)

Pela região, Botuverá registrou incríveis 70 mm em apenas uma hora, em Ourinhos. “Muita água” por lá!. Outro município do Vale do Itajaí Mirim que também recebeu um volume expressivo de precipitação no final da tarde foi Vidal Ramos, onde na localidade de Fazenda Rio Bonito, tivemos 50,0 mm, exatamente onde se concentram as cabeceiras do rio Itajaí Mirim, que deve ter um acréscimo em seu nível amanhã, sábado em Brusque.

Trovoada se aproximando de Brusque no final desta tarde.

Acompanhe abaixo os dados completos das temperaturas extremas desta sexta-feira bem como, os acumulados de chuva ocorridos nos locais onde estão fixadas minhas estações meteorológicas. Vale observar que os dados pluviométricos foram coletados até às 20h15min, sendo que a chuva até este horário, ainda continuava fraca em alguns pontos da região:

Fonte: Ciro Groh

A seguir estão os valores das temperaturas extremas por todo o “Grande Vale”, neste trabalho de pesquisas elaborado pelo amigo Carlos Grothoff:

Pesquisas: Carlos Grothoff