Brusque lidera ranking estadual de capacidade em proteção e Defesa Civil
Análise leva em consideração ações desenvolvidas, capacitações e planos de contingência
Análise leva em consideração ações desenvolvidas, capacitações e planos de contingência
Brusque foi reconhecida como o município com maior capacidade de gestão em proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, alcançando 19 dos 20 pontos possíveis no Indicador de Capacidade Municipal (ICM). O resultado coloca a cidade à frente de Blumenau (18 pontos), Balneário Camboriú (16 pontos) e de outros municípios catarinenses.
O ICM é um dos principais instrumentos de monitoramento do Programa 2318 – Gestão de Riscos e Desastres, do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, e avalia a capacidade dos municípios em três dimensões: instrumento de planejamento e gestão, coordenação intersetorial e capacidades, e políticas, programas e ações.
Ao todo, 20 variáveis compõem a análise, que leva em consideração fatores como planejamento urbano, existência de planos de contingência, capacitação de agentes e sistemas de monitoramento e alerta antecipado.
Brusque se sobressaiu na maioria das variáveis, especialmente nos quesitos relacionados ao mapeamento de áreas de risco. Outro ponto positivo foi a existência de um Plano Diretor que incorpora diretrizes de Proteção e Defesa Civil, além de um planejamento de reassentamento para famílias que vivem em áreas vulneráveis.
De acordo com o levantamento, 3.735 municípios brasileiros, cerca de 67% ainda estão em estágio inicial na gestão de riscos e desastres, classificados nas faixas C e D do ICM. O objetivo do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) é auxiliar esses municípios a evoluírem para as categorias mais altas, garantindo mais segurança à população.
A próxima atualização do ranking será divulgada na primeira quinzena de fevereiro de 2026, permitindo um acompanhamento contínuo da evolução da gestão municipal em Proteção e Defesa Civil.
Leia também os destaques da semana:
1. Trânsito na ponte do Maluche deve ser liberado na próxima semana
2. Confira lista de contribuintes que não precisam pagar IPTU em Brusque em 2025
3. “Ele segurou a criança pelo cabelo e iniciou os golpes”, delegado revela detalhes do caso da criança assassinada pelo pai em Brusque
4. Regras para circulação de ciclomotores em Brusque são elaboradas, mas aplicação da lei deve ser obstáculo
5. Brusque já sentiu calor mais intenso que 2025; relembre o episódio histórico
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: