O tempo seco predominou nesta quarta-feira,2, por todo o Vale do Itajaí Mirim

A sensação de calor atingiu 51 ºC na tarde desta quarta-feira,2, em Brusque, segundo dados extraídos da minha estação meteorológica fixada na região central da cidade. A temperatura padrão chegou a 35,6 ºC de pico, mas a sensação térmica foi maior devido a umidade do ar estar elevada, fator que os termômetros não quantificam.

Nas cidades vizinhas, o forte calor também esteve presente, como no Aymoré, em Guabiruba, onde fez 35,0 ºC.

O aumento na sensação de calor foi maior no período da tarde em relação ao registrado na manhã. Outros bairros de nosso município também tiveram extremas batendo os 35 ºC, a citar como exemplo, o Tomaz Coelho, onde foi registrado 35,0 ºC. Abaixo temos os dados extremos de hoje por todo o Vale do Itajaí Mirim, registrado por minha rede de estações:

Fonte: Ciro Groh

Dados a seguir coletados às 15h50min de hoje por parte de minha rede de estações. Neste horário, já tínhamos a ação do vento de forma mais constante, o que fez alguns valores diminuírem entre 1 a 1,5 ºC em relação aos picos da tarde.

Fonte: Ciro Groh

Calor da uma trégua na sexta

De acordo com os especialistas em meteorologia, Leandro Puchalski e Ronaldo Coutinho, o auge do calor desta semana em SC será amanhã, quinta-feira,3, quando poderemos ter valores próximos dos 40 ºC em vários pontos do estado, sobretudo aqui na região de Brusque. O calorão irá dar uma trégua no fim de semana, especialmente no sábado. As temperaturas na sexta ainda se aproximam dos 30°C em alguns pontos de SC, mas não tão elevadas quanto amanhã. Entre sexta-feira e o fim de semana deveremos ter muitas nuvens, só aberturas de sol e momentos de chuva passageira, finalizam estes profissionais.