O forte calor que novamente esteve presente por toda a região de Brusque nesta quinta-feira, 20, potencializou fortes núcleos de trovoadas, com intensificação no final da tarde de hoje, quando então nuvens escuras se formaram pelos céus de nosso município. A chuva chegou intensa acompanhada por fortes raios e trovões além de ventos que atingiram rajadas de 41 km/h, sendo que entre o entardecer e a noite, volumes expressivos de precipitação foram registrados por minha rede de estações.
Com dados aferidos até às 21h30min de hoje, temos os seguintes valores acumulados: Centro com 49,8 mm; Sata Luzia onde tivemos 43,9 mm; Tomaz Coelho 36,3 mm e por fim, o Rio Branco, 33,5 mm. Já em Vidal Ramos, nas cabeceiras do rio Itajaí Mirim, choveu pouco, apenas 3,8 mm, na localidade de Fazenda Rio Bonito.
Quanto as temperaturas, os brusquenses tiveram que enfrentar mais uma vez um calor de 35 ºC, sem contar o desconforto causado pelo forte abafamento!
Trago abaixo, a relação dos valores de precipitação desta quinta-feira (dados aferidos até às 21h30min) bem como, os dados das temperaturas extremas por todo o Vale do Itajaí Mirim, com informações extraídas junto às minhas estações:
A seguir temos as marcas extremas de temperaturas pelo “Grande Vale”, neste trabalho de pesquisas elaborado pelo amigo Carlos Grothoff:
Calor deve continuar até sábado
Segundo o que nos informa Ronaldo Coutinho, da Climaterra, amanhã, sexta-feira,21, teremos novamente altas temperaturas em Brusque e entorno. O calor deve dar uma trégua entre o próximo sábado e o domingo, quando então, uma frente fria deverá amenizar este “bafão” que há dias se faz presente por toda SC.