Podemos dizer que este inverno/2016 está sendo rigoroso no Sul do País, Brusque-SC, segue esta tendência. Se formos observar os primeiros 22 dias deste mês de Julho, veremos que a média mensal, com seu valor parcial, é a mais baixa em três anos no nosso município, perdendo para o ano de 2013, quando naquela ocasião, minha estação localizada no Bairro Rio Branco obteve média final daquele Julho de 16,3ºC.
E o dia de hoje (22) seguiu este cenário com a presença do frio, verificado nos últimos dias em nossa cidade. Tivemos mínimas na madrugada/amanhecer de 10,4ºC no Bairro Rio Branco; 10,3ºC no Bairro Centro e de forma destacada dentre os três valores está o Bairro Santa Luzia, onde por lá, minha estação registrou apenas 7,7ºC. Hoje completou o sexto dia seguido com marcas abaixo de 10ºC em Brusque-SC.
A sexta-feira seguiu com o predomínio do tempo seco em nossa cidade, sem significativo aquecimento, máximas a tarde não passando da marca de 21ºC. Os ventos, com moderada intensidade, atingindo rajadas de 12,6 km/h. A umidade relativa do ar oscilou picos ficando entre 53%, no Bairro Centro e 100%, observado no Bairro Sata Luzia.
Esta condição de tempo seco, segundo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, deverá se estender até a próxima terça-feira quando a partir daí, as chuvas poderão retornar a nossa região, posterior a isso, ainda segundo Coutinho, uma nova massa de ar frio entrará no estado.
A seguir, trago os valores de temperaturas extremas ocorridos hoje em Brusque-SC, registrado por minhas estações, fixadas nos referidos locais por mim descrito em anexo abaixo:
10,4ºC com 21,3ºC/Bairro Rio Branco
10,3ºC com 20,3ºC/Bairro Centro
7,7ºC com 19,8ºC/Bairro Santa Luzia.