Foi em alta potência que o domingo,20, dos brusquenses começou. Os fortes trovões que abalaram Brusque na madrugada assustaram a população, pois estremeceram janelas, portas e disparou até alarmes de veículos.

Acima de tudo, foi um espetáculo de luzes
Com uma boa câmera e uma dose de coragem, a recompensa se vê no resultado

A chuva forte que veio acompanhada de intensas descargas elétricas, se estendeu até parte desta manhã, que ao longo do período foi perdendo força, acumulando desta forma, bons volumes de precipitação. Não foram contabilizados danos em nossa cidade.

Imagem do Radar da Aeronáutica, as 9:20 horas desta manhã, mostrando o “pesado” da chuca se afastando para o oceano

Minhas estações registraram os seguintes montantes pela nossa região, resultado deste evento chuvoso, no período compreendido entre o início da madrugada até meio-dia, nos referidos locais:

  • 43,2 mm/Bairro Santa Luzia/Brusque

  • 42,2 mm/Bairro Lageado Alto/Guabiruba

  • 41,1 mm/Bairro Rio Branco/Brusque

  • 37,1 mm/Bairro Centro/Brusque

  • 31,5 mm/Bairro Aymoré/Guabiruba

Umidade bem recebida por sinal, como podemos observar nesta imagem do Rio Itajaí Mirim após a chuva, dando sinais de pequena elevação em seu nível:

Registro feito por mim nesta manhã de domingo, sobre a ponte que liga os Bairros Rio Branco e Dom Joaquim
Um pequeno “respiro” para o nosso rio

Depois da chuva, o frio

De acordo com o boletim meteorológico emitido pela Epagri/Ciram, o tempo seco deve retornar ao nosso município ainda neste domingo. Já a temperatura, que ao longo do dia está se mantendo estável, com valores entre 18ºC e 19ºC, deve cair bruscamente a partir da noite. O início da semana deverá ter madrugadas geladas em SC, sendo que aqui em Brusque, as mínimas podem ficar entre 7ºC e 10°C.