Esta edição começa diante de uma boa notícia: SC não tem ciclone nesta quinta-feira, 18, porém, a expectativa aponta uma condição adversa do tempo para o decorrer do dia, até com projeção de vento, mas não associado ao fenômeno.
Os detalhes disso você confere mais adiante. Antes, vamos destacar o monitoramento da chuva feito junto à rede Groh Estações, no que tange o Vale do Itajaí-Mirim na madrugada que passou.
A tabela exposta abaixo mostra o levantamento dos volumes registrados durante a madrugada e primeiras horas da manhã desta quinta-feira. Os dados correspondem a cada local descrito em anexo. Destaque para os 53,6 mm de Presidente Nereu:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
Previsão do tempo
Como já mencionado anteriormente, esta quinta-feira não terá ciclone, mas, promete a manutenção da instabilidade em toda SC. A chuva deve continuar, principalmente na parte da manhã com tendência de diminuir à tarde.
Acompanhe logo após a foto, o boletim emitido ao Blog do Ciro Groh pelo meteorologista Leandro Puchalski. Na nota, o especialista faz uma avaliação sobre o que podemos esperar do tempo.
Quinta-feira sem ciclone
“Eu vou começar falando da questão do vento, pois muitas pessoas estão preocupadas. Primeira informação que trago é a seguinte: não tem ciclone em SC nesta quinta-feira”.
“No entanto, isso não quer dizer que o estado não possa vir a ser impactado por rajadas mais fortes no decorrer do dia. Isso porque existem inúmeros outros motivos que originam vento intenso; não é só ciclone”.
“O que de fato os catarinenses já tiveram na madrugada e estão tendo nas primeiras horas da manhã, é o deslocamento de um sistema de chuva, responsável por ocasionar volumes expressivos no estado, inclusive em Brusque e demais cidades do Vale do Itajaí”.
“Na região brusquense, essa chuva ainda continua na parte da manhã. O tempo começa a dar sinais de melhoria no turno vespertino, impulsionado pela entrada da massa de ar polar”.
“Outra condição que pode trazer alguma ventania mais intensa fica sendo a chegada do ar frio, isso, a partir da tarde. Regiões como o Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, podem ter picos entre 50 a 70 km/h. Lembrando, não por conta do ciclone, e sim, pela entrada do ar frio”.
Sexta-feira
“Uma sexta-feira de tempo seco em toda SC com declínio acentuado das temperaturas, principalmente à noite. Esse dia já deve amanhecer tendo mínimas negativas na Serra catarinense e próximas de 0ºC em algumas áreas de maior altitude do Vale do Itajaí”
Sábado
O frio seco fica mais forte no sábado quando são esperadas mínimas se aproximando de -10ºC na Serra catarinense nas primeiras horas da manhã, com previsão de ampla formação de geada”.
O Vale do Itajaí também será duramente impactado pelo frio. Não descartamos geada na região, inclusive para Brusque, que tende amanhecer o sábado próximo de 0ºC. Municípios como Vidal Ramos, Ituporanga e Imbuia podem registrar valores negativos”.
Neve
“Chance de neve na Serra catarinense até existe, mas a possibilidade é pequena. Caso o fenômeno venha ocorrer, a janela fica restrita entre a noite de quinta-feira em direção para a madrugada de sexta”.
*Com informações da previsão do tempo: Leandro Puchalski/meteorologista
Oferecimento:
Leia também:
– Conheça a história do guabirubense que coleciona mais de 1600 canecos de chope
Fotos dos leitores
Como é de praxe, ao final de cada matéria trazemos as fotos enviadas pelos colaboradores da coluna. Através disso, podemos ver como a quinta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK