Nuvem Pirocumulus/via Leandro Puchalski/meteorlogista

Extraído da página de Leandro Puchalski/meteorologista: Nos últimos dias, uma série de incêndios vem tomando conta da Austrália. Um dos motivos é um forte calor que o país vem tendo.

Para se ter uma ideia, no último sábado, 04, a temperatura chegou a 48,9°C em Sidney, o valor mais alto da história da cidade.

Os incêndios são tão intensos, que formam nuvens de grande desenvolvimento vertical, ou seja, nuvens que vão a quilômetros de altura. Nuvens que chamamos de Pirocumulus.

Ventos em altitude

Acontece que ao chegar numa altura de 5 a 10 mil metros, essa fumaça é levada por ventos que sopram de Oeste para Leste. A ilustração abaixo mostra o “caminho” que esse vento vem fazendo nos últimos dias.

Posição do vento a 7 km de altitude(Foto: Windy)

Observem que ele atravessa todo o oceano pacífico — algo em torno de 12 mil quilômetros de distância — trazendo a fumaça até a América do Sul.

Esta fumaça chega em Santa Catarina?

Há condições dessa fumaça chegar ao estado a partir desta quarta-feira, 08, mas principalmente nas cidades próximas do Rio Grande do Sul.

Como a fumaça está a uma altitude grande, não traz grandes influências para as pessoas. Provavelmente nos próximos dias, alguns municípios tenham amanhecer e/ou anoitecer mais alaranjado. Esta deverá ser a principal mudança. 

Por Leandro Puchalski/meteorologista