Depois de Brusque registrar máxima de 33,1ºC no bairro Centro às 14h09 desta quinta-feira, 16, e ficar com a temperatura mais alta de todo o Vale do Itajaí, o cenário até então de verão mudou rapidamente no decorrer da tarde.
Com o ingresso do ar frio que veio acompanhado da chuva ao entardecer, os valores dos termômetros despencaram de forma drástica no município. O declínio chegou a 12ºC em poucas horas.
Para que meus leitores tenham um ideia desta mudança de cenário, às 19h05 a minha estação fixada na parte central da cidade marcava 21,1ºC. Declínio acentuado observado também nos outros bairros.
Os demais municípios da região seguiram esta tendência de queda. Em Vidal Ramos a diferença foi ainda maior, chegando a 13ºC.
Outro destaque do tempo nesta quinta foi a precipitação observada em Guabiruba. Foram 63,5 mm aferidos no Aymoré até o princípio da noite. Um valor considerável!
Abaixo está a tabela onde podemos ver de forma ampla, toda esta transição de temperaturas ao longo do Vale do Itajaí-Mirim. Em anexo também, estão os volumes de chuva, com dados coletados até às 19h.
Temperatura da tarde-14h/azul
Temperatura início da noite-19h/vermelho
Volumes de chuva/preto
A seguir, temos a imagem do Radar do Morro da Igreja, com atualização das 18h40 desta quinta. Neste horário, a chuva seguia com intensidade moderada, ilustrada em amarelo, em quase todos os bairros de Brusque e também Guabiruba. Pontualmente forte nos pontos em vermelho: