O trabalho de monitoramento feito pela rede Groh Estações vem coletando dados do tempo no que diz respeito ao município de Brusque e região do Vale do Itajaí-Mirim desde o mês de janeiro do ano de 1987.

Informações relacionadas a frio, calor, chuva, vento – dentre outros índices – tudo isso está catalogado em cadernos e planilhas. Já se vão três décadas e meia com os olhos atentamente voltados para o céu.

brusque
Registro feito em 17/01/2015 em Brusque/Foto: Ciro Groh

O Blog do Ciro Groh, tendo como base esse levantamento histórico, poderia detalhar a esta edição vários eventos climáticos de destaque que impactaram de forma severa a cidade de Brusque e toda a região do Vale ao longo desses 35 anos, a citar alguns deles abaixo.

A enchente do rio Itajaí-Mirim em setembro de 2011, a neve em Brusque em julho de 2013, o ciclone bomba em julho de 2020, a histórica onda de calor em fevereiro de 2014, os deslizamentos em novembro de 2008, além de outros acontecimentos relevantes.

Frio histórico em Brusque

Esta matéria se limita apenas a falar de um episódio climático ocorrido no inverno do ano de 2000, sendo a intensa onda de frio que atingiu toda a região Sul do Brasil, entre os dias 13 e 28 de julho daquele ano.

Foto: Divulgação

Em Brusque, naquela ocasião, foram 15 dias consecutivos potencializando temperaturas abaixo da casa de 5ºC nas madrugadas, sendo que, cinco delas pontuaram mínimas negativas.

Destaque para aquele inesquecível amanhecer de 14 de julho, que marcou -3ºC às 6h45. Diante desse valor, a geada então se fez presente de forma ampla nas primeiras horas daquela manhã por todo o município.

brusque
Tudo queimado pela geada/Foto: Divulgação

A reação de todos os brusquenses ante aquele verdadeiro cenário glacial foi de espanto e curiosidade. Mesmo porque, raramente marcas negativas de temperatura são observadas na cidade Berço da Fiação Catarinense.

Interessante salientar que aquela forte onda de frio em julho de 2000 foi a mais intensa desde 1987, pelo menos, registrada em Brusque, segundo aponta a referida rede de monitoramento já acima citada. Não houve, dentro dessa série de 35, anos mínimas tão baixas observadas. Muito menos, uma sequência tão prolongada de dias com a presença da geada.

Oferecimento:

Leia também:
Prepare o agasalho pois setembro deve terminar com a cara do inverno no município brusquense
Preparamos uma lista expondo as mais belas casas antigas de Botuverá


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK