Brusque está completando nesta segunda-feira, 9, a marca de 42 dias sem registrar chuva expressiva. A última precipitação volumosa ocorreu em 28 de junho, quando na ocasião, o município havia assinalado 46,5 mm em 24 horas.
No mês seguinte, a soma dos 31 dias de julho totalizou apenas 36,0 mm e nestes 9 primeiros dias de agosto, o volume está chegando a pífios 5,9 mm.
Os reflexos desta escassez de chuva em toda a região já começam a aparecer no rio Itajaí-Mirim, que vem apresentando uma redução da capacidade de vazão d’água dia após dia.
Em Brusque, o nível medido nesta manhã de segunda-feira mostrava 0,80 cm, considerado pela Defesa Civil como no limite para ainda ser considerado dentro de uma normalidade.
Chuva mais frequente em Brusque
Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, a previsão aponta a volta da chuva nesta semana a Brusque e região, porém, não se espera muita coisa em termos de volumes.
Numa projeção mais avançada, Marilene prevê chuva próxima da média climatológica, com eventos mais frequentes no Litoral e Vale do Itajaí para este final de inverno e início de primavera.
Imagens do rio na região
Confira a seguir algumas fotos do Itajaí-Mirim registradas em Vidal Ramos, Botuverá e Brusque nesta segunda-feira. Podemos então observar de uma forma mais objetiva, a situação do rio por toda a região:
Em Vidal Ramos
Botuverá
Brusque
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.