Brusque e região
Imagem mostra o tempo instável desta sexta-feira em Brusque. Muitas nuvens, aberturas e períodos de chuva bem isolada/Foto: Ciro Groh

Brusque e região completaram 69 dias sem chuva expressiva nesta sexta-feira, 23. A últimas vez que isso ocorreu foi em 15 de agosto de 2020, quando na ocasião, choveu 32,5 mm no bairro Rio Branco.

Brusque
Dados climáticos registrados no mês de agosto de 2020 no bairro Rio Branco, em Brusque/Fonte: Ciro Groh

Nesse período de mais de 2 meses, apenas chuvas irregulares foram registradas. Um bom exemplo disso os brusquenses tiveram nesta sexta-feira. Os índices apresentados até as 16h15 mostraram marcas entre 1 a 3 mm no município.

Situação semelhante observada hoje em todo o Vale do Itajaí-Mirim. Até esse horário da tarde, o bairro Lageado Alto, em Guabiruba, estava ficando com o maior acumulado da região: apenas 10,4 mm.

Confira na tabela a seguir quanto choveu nesta sexta-feira em cada local descrito em anexo. Junto estão também, as temperaturas extremas (mínimas e máximas) de hoje. Com mais nuvens, não esquentou muito:

Brusque e região

Leia também:

-Fim de semana com mais sol no sábado em Brusque

As consequências dessa escassez de chuvas na região podem ser observadas no rio Itajaí-Mirim. Seu nível com 70 cm neste mês de outubro já é considerado pela Defesa Civil como abaixo do normal:

Brusque e região
Imagem do rio Itajaí-Mirim registrada em 21/10/2020 em Brusque/Foto: Ciro Groh

Sem mudanças significativas em Brusque e região

De acordo com o meteorologista da Epagri Ciram, Marcelo Martins, não há expectativa de mudanças significativas neste cenário atual a curto prazo. Deve chover nos próximos dias em Brusque, porém, sem precipitações abrangentes.

Para este final de semana, Martins aponta alguma chuva com trovoadas para o domingo, 25, na região de Brusque. Pode chover e trovejar também na segunda-feira, 26, no Vale, explica o meteorologista.

Acesse a página do Ciro Groh no facebook: https://bit.ly/33ttONj