Não há precedentes em pelo menos 8 anos, de uma sequência tão longa de dias com picos máximos acima dos 26ºC em Brusque no mês de julho, aponta levantamento feito com base na minha rede de estações de monitoramento.
Esta quinta-feira, 23, a exemplo dos últimos 4 dias, novamente registrou temperaturas altas para o mês, cravando máximas na casa dos 27ºC. O valor máximo da semana foi de 31,0ºC, medido na tarde de terça-feira, 21, no bairro Centro.
Diante desses valores atuais, atípicos para o inverno, a segunda quinzena de julho vem mostrando até o momento, uma média parcial de temperatura em 20,8ºC, o que significa 3,6ºC acima da média histórica de 17,2ºC.
Vale observar que a primeira metade do mês foi marcada pelo frio em Brusque, resultando em uma temperatura média de apenas 15,6ºC, ou seja, quase 2ºC abaixo do que normalmente é esperado.
De acordo com o AlertaBlu, o veranico deve seguir para os brusquenses na sexta-feira, 24. Expectativa para máximas em torno dos 28ºC durante a tarde, na presença do tempo seco.
Acompanhe abaixo os índices extremos de temperaturas (mínimas e máximas do dia) aferido no Vale do Itajaí-Mirim nesta quinta-feira. Frio de até 10ºC em alguns locais na madrugada:
A seguir estão as temperaturas do início da noite bem como demais informações, sincronizadas às 19h32 nos respectivos locais descritos em anexo:
Imagens da quinta-feira
Hoje foi dia de manutenção na minha estação meteorológica instalada no bairro Planície Alta. Acompanhe alguns cenários capturados pela manhã nesse local de Guabiruba: