brusque
Manhã ensolarada em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

O calor registrado em Brusque nesta terça-feira, 23, fez os brusquenses sentirem na pele, uma prévia do verão que está às portas. Os termômetros superaram a marca dos 36ºC, com picos de até 38ºC, isso à sombra.

As temperaturas máximas se deram por volta do meio-dia, visto que, já no início da tarde o tempo seco e quente cedeu espaço às nuvens, que trouxeram chuva, ventania e granizo a Brusque e cidades do entorno.

brusque
Bela foto capturada em Brusque na manhã ensolarada de terça-feira/Arquivo: Ciro Groh

Acompanhe abaixo os índices máximos assinalados em cada lugar descrito em anexo na tabela. O valor de 38,1ºC do bairro Souza Cruz foi o mais alto medido em toda a região. Confira:

Fonte: Rede de Estações Meteorológicas de Ciro Groh

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115


Calor de 46ºC em Brusque

brusque
Brusque por volta do meio-dia desta terça-feira/Arquivo: Ciro Groh

Muitos de nossos leitores devem estar se perguntando, de que forma essa marca de 46ºC foi observada. Vamos explicar então, essa nova maneira encontrada e que trouxe esse estupendo valor ao Berço da Fiação Catarinense.

Todas as temperaturas, por padrão, são extraídas à sombra, a partir de sensores que ficam abrigados dentro de compartimentos de pratos, projetados especialmente para esse fim. Esse casulo vem embutido no equipamento da estação meteorológica.

brusque
Casulo de pratos que vem proteger o sensor de temperatura contra a ação direta do sol/Arquivo: Ciro Groh

Isso vem proteger o referido sensor contra a ação direta dos raios solares. Não fosse isso, os picos iriam disparar, passando facilmente dos 40/50ºC.

Porém, sabemos que muitas pessoas ficam expostas ao sol diariamente. São pedreiros, eletricistas, encanadores, esportistas, agricultores e até as donas de casa, que precisam pendurar as roupas lavadas no varal.

Cenário registrado na tarde desta terça-feira em Brusque/Arquivo: Denise Rodrigues

Sabendo disso, optamos por fixar um sensor, descoberto de proteção solar, com o propósito de obter os valores de temperaturas naquele ambiente. É essa a temperatura que cada pessoa vai sentir na pele, com a ação direta do sol.

E já temos um valor representativo a ser mostrado. O calor desta terça-feira trouxe aos brusquenses, a marca de 46,1ºC, isso sob o efeito direto do astro rei.

Vale destacar que isso não tem nada a ver com índice de calor ou sensação térmica. O cálculo, nesse caso, envolve umidade do ar e vento.

O vídeo exposto a seguir fala mais a respeito de mais essa maneira de divulgação de temperaturas:


Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.