O padrão de verão segue no comando do tempo em Brusque e região nesta terça-feira, 8, trazendo o predomínio maior do sol, calor e risco para novas instabilidades entre o meio da tarde em diante.
A propósito, o final da noite de ontem, segunda-feira, 7, foi marcado pelo barulho forte dos trovões sobre o Vale do Itajaí, com pancadas mal distribuídas de chuva, condição que se estendeu até parte da madrugada seguinte.
Com relação aos acumulados registrados no período, podemos enaltecer a má distribuição observada por entre os locais monitorados do Vale, oscilando marcas entre 5 a até 23 a 25 mm.
Veja também
– Confira a situação do rio Itajaí-Mirim em Brusque de pois da chuva
Imagem curiosa de radar
Mais abaixo, temos a imagem de radar, atualizada às 21h40 da noite de segunda-feira. Nesse horário, as trovoadas se intensificavam ao longo do Vale do Itajaí, como podemos observar nas manchas coloridas da figura do mapa.
Os pontos ilustrados em vermelho apontavam uma condição mais severa do tempo e curiosamente, podemos notar o formato lembrando uma cruz; veja:
O que diz a previsão do tempo
Para falar da projeção do tempo, o Blog do Ciro Groh conversou com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho. Os detalhes da nota emitida você acompanha logo após a foto.
“Mais um dia típico de verão nesta terça-feira para vocês, brusquenses e moradores do Vale do Itajaí e Litoral. O abafamento novamente vem incomodar com expectativa de máximas entre 32 a 34/35ºC”.
“Volta a ter risco de trovoadas isoladas a partir do meio da tarde em diante. Alguns pontos da região podem vir a ter chuva forte num curto espaço de tempo e outras próximas, nada, ou quase nada”.
Calor forte segue até sexta-feira
Indagado sobre a expectativa do fim do calor forte, Coutinho manteve a projeção para o fim do verão climático em SC no fim de semana, como já anunciado por ele em projeções anteriores:
“Confirmando o fim do verão climático em SC na sexta-feira. As temperaturas, então, começam a declinar entre o final da tarde para a noite. Final de semana será bem diferente do último”.
“Os termômetros devem declinar entre 10 e 13 graus nas máximas e 6 e 10 nas mínimas no estado catarinense. Detalhe: não teremos frio forte no Vale, e sim, um refresco”.
“Na sequência dos dias (de sábado em diante), temperaturas mais agradáveis, com friozinho nas madrugadas e não tão quente nas tardes”.
*Com informações da previsão do tempo: Ronaldo Coutinho/Climaterra
Assim começou a terça-feira
Para finalizar a matéria de hoje, separamos as fotos enviadas pelos leitores do Blog do Ciro Groh, que mostram como a terça-feira começou em cada lugar mencionado na legenda:
*Apoio: Prefeitura de Guabiruba
*Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
*Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.