Em fevereiro de 2014, Brusque enfrentou uma forte onda de calor que durou 17 dias consecutivos, diante de picos máximos acima dos 36°C durante as tardes. A escassez de chuva também contribuiu para um cenário desértico na região.
Na ocasião, a população lutava para fugir das altas temperaturas e a busca por aparelhos de ar condicionado e ventiladores foi enorme, mas o comércio local não conseguiu atender a toda a demanda e os produtos chegaram a faltar nas lojas.
Matéria prossegue depois dos anúncios
A matéria prossegue com as informações dessa intensa onda de calor ocorrida em 2014 logo após os anúncios que colaboram com o Blog do Ciro Groh. Clique sobre o banner desejado e saiba mais sobre cada patrocinador.
Oferecimento:
Leia também:
1. VÍDEO – Confeitaria Bartz entra no clima de Páscoa com linda decoração
2. VÍDEO – Brusquense com câncer pela segunda vez dá depoimento inspirador
3. Verão 2023 ficou entre os menos quentes desde 2013 em Brusque
Calor vai a 58ºC ao sol
A maior temperatura dessa intensa onda de calor que impactou Brusque há nove anos foi medida em 8 de fevereiro, quando a estação instalada no bairro Rio Branco marcou 41,8ºC à sombra.
Naquele mesmo dia, numa exposição direta ao sol, o termômetro assinalou incríveis 58,4ºC Vale observar que esta medida não pode ser interpretada como padrão, visto que foi uma aferição capturada sob a ação direta dos raios solares.
A maior média em pelo menos 35 anos
A média de temperatura naquele fevereiro de 2014 cravou nos 28,6ºC. Este foi o maior índice médio já registrado dentre todos os meses no município brusquense em pelo menos 36 anos monitorados pela rede Groh Estações.
Na época, até os simpatizantes do calor clamavam pelo refresco, que finalmente chegou com a volta da chuva em 14 de fevereiro de 2014. Foram 15,3 mm de precipitação e 27,3ºC de pico máximo naquele dia.
O calor ainda continuou presente na região de Brusque no restante daquele mês, mas não com tanta intensidade. Na planilha abaixo, podemos observar a sequência de dias com picos acima dos 36ºC.
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK