A chuva que começou a cair sobre a região de Brusque no último fim de semana está acumulando volumes significativos entre os locais monitorados da rede Groh Estações. Os índices pontuados, levando em conta a soma observada entre o sábado, 26, e as primeiras horas da manhã desta terça-feira, 29, já está chegando à marca de 240mm em alguns pontos do município brusquense.

A tabela exposta abaixo traz o levantamento elaborado pelo Blog do Ciro Groh dos índices pluviométricos parciais desse evento chuvoso, que deve continuar até pelo menos a quinta-feira, 1. Notem que no Alto Vale do Itajaí, onde se situam Vidal Ramos e Presidente Nereu, os acumulados são menores:

Os dados apresentados correspondem a cada local descrito em anexo:

Fonte: Groh Estações

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]


Chuva continua

A chuva deve continuar, mas com períodos de melhoria, a considerar a projeção de volumes ainda esperados até o começo de dezembro para a região de Brusque. Assim sendo, os acumulados na soma geral do evento de seis a sete dias pode passar de 300mm.

Quem vem falar a respeito dessa expectativa é o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho e o boletim emitido à nossa coluna pelo especialista você confere logo após a foto exibida a seguir.

brusque
A manhã desta terça-feira começando com céu encoberto e chuvosa em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

“Tanto nesta terça quanto na quarta e quinta-feira, o tempo permanece instável em grande parte da faixa leste de SC. Isso inclui a região de Brusque. A umidade vinda do mar segue mantendo o céu com a presença e variação de muitas nuvens e pouco sol ao longo desses três dias”.

“A condição favorável à chuva persiste sem hora definida para ocorrer, sobretudo entre a quarta e quinta-feira. Pode ter precipitação forte em alguns períodos, deixando o solo ainda mais encharcado e aumentando o risco de deslizamentos de terra e alagamentos”.

“A se manter o prognóstico de chuva, tudo indica que o volume venha a exceder a marca de 300 mm na região de Brusque na soma do que já choveu desde sábado agregado ao acumulado que ainda está por vir entre esta terça e a quinta-feira, gerando risco alto de transtornos, como deslizamentos de terra e alagamentos. Atenção especial, portanto”.

**Com informações da previsão do tempo: Ronaldo Coutinho/Climaterra

Oferecimento:

Leia também:
1.A Casa Atlântica que você precisa conhecer em Brusque; veja as fotos
2.Alunos de Guabiruba visitam as minas de ouro abandonadas no Lageado Alto; confira as imagens


Fotos dos leitores

Para finalizar, veja os belos cenários trazidos pelos colaboradores deste informativo. As fotos mostram como esta terça-feira começou em cada lugar mencionado na legenda:

Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK