A semana está chegando à reta final trazendo recordes de chuva às cidades situadas na faixa leste de SC. Estamos falando das regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Vale do Rio Tijucas e Norte, que em poucos dias, pontuaram índices excedendo os 500mm.
Brusque não ficou fora desse evento climático extraordinário e os acumulados registrados no município igualmente surpreenderam, diante de marcas chegando a marcar 538mm, isso, levando em conta o somatório de seis dias.
Para ilustrar melhor a descrição acima, vamos trazer a seguir, o levantamento dos índices pluviométricos conferidos por toda a região brusquense entre o sábado, 26, até na quinta-feira, 1.
Os dados inseridos na tabela impressionam. O lugar brusquense onde mais choveu nesse período de 144 horas foi na estação instalada no bairro Santa Luzia, com 538,1mm.
A apuração mostra também que as cidades localizadas no Alto Vale do Itajaí, como Presidente Nereu e Vidal Ramos, anotaram menos chuva, o que justifica o fato do rio Itajaí-Mirim não ter protagonizado uma enchente de grandes proporções.
Os números dessa pesquisa são provenientes da rede Groh Estações e correspondem a cada local descrito em anexo:
Chuva só da quinta-feira
Dando sequência à edição vamos continuar falando da chuva, agora, destacando apenas os acumulados observados na quinta-feira, 1. Esse dia pontuou índices de precipitação extraordinariamente altos em Brusque.
Podemos citar como exemplo o valor pluviométrico de 159mm coletado em apenas 11 horas pela estação instalada no Campus da Unifebe, localizado no bairro Santa Terezinha.
Essa marca representa praticamente toda a média climatológica de Brusque, esperada para o mês inteiro, que em anos anteriores costuma ficar em torno de 150 a 170mm, distribuídos nos 31 dias de dezembro.
Outros locais monitorados da cidade também começaram o último mês do ano anotando acumulados expressivos num curto espaço de tempo. Nos bairros Limeira Alta, Centro e Santa Luzia, os números aferidos foram de 134,6, 127,3 e 123,4mm respectivamente.
Menos chuva no Alto Vale
Quando o monitoramento se desloca ao Alto Vale do Itajaí, os volumes de precipitação passam a ser menores, tanto na soma de seis dias, bem como, nos números apontados somente na quinta-feira.
Em Vidal Ramos e Presidente Nereu, dois municípios que abrigam as principais nascentes do rio Itajaí-Mirim, os acumulados observados ficaram num patamar bem mais baixo em relação à chuva registrada em Brusque.
Essa condição mais favorável no Alto Vale foi fundamental, pois evitou que dezembro começasse diante de uma eventual enchente de grandes proporções na cidade brusquense.
Acompanhe a seguir o levantamento dos índices de chuva medidos por toda a região de Brusque. Os dados expostos são o resultado do somatório assinalado na quinta-feira.
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
Oferecimento:
Leia também:
1.Previsão do tempo para o fim de semana ainda exige atenção; entenda
2.Cenas impressionantes mostram cachoeira em Brusque depois do temporal
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK