Os volumes de chuva, que vêm sendo registrados em Brusque neste outubro de 2021, estão quebrando todos os recordes históricos. A média pluviométrica mensal já está 35% acima do normal, isso em 18 dias registrados.
Para que os brusquenses possam compreender melhor essa situação atípica, em anos anteriores costuma chover, na soma dos 31 dias de outubro, entre 130 a 150 mm no município.
Este ano, porém, o valor médio parcial no Berço da Fiação Catarinense já chega aos 189 mm, faltando 13 dias para o término do mês.
Confira abaixo os números de precipitação assinalados em cada lugar mencionado de Brusque. Chama muito a atenção, a localidade de Cristalina, onde o valor está ultrapassando os 300 mm:
305,0 mm/Cristalina
232,6 mm/Tomaz Coelho
200,7 mm/Rio Branco
169,5 mm/Santa Luzia
163,9 mm/Centro
155,2 mm/Santa Terezinha
149,6 mm/Souza Cruz
137,5 mm/Limeira Alta
*Valor médio: 189,2 mm
Dados: Estações Meteorológicas de Ciro Groh
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
Chuva prejudica cultivo de hortaliças
Como já divulgado acima, a localidade de Brusque que está recebendo os maiores índices de chuva neste outubro de 2021, é a Cristalina. E os impactos de tanta água vinda do céu podem ser observados no cultivo das hortaliças.
Cristalina pode ser considerado um cinturão verde de Brusque, por ainda abrigar muitos mananciais entre a densa mata que contorna aquele lugar, além de ser uma região rica no cultivo de hortaliças.
É de lá que sai grande parte das verduras que abastecem os supermercados brusquenses e da região. Muitas famílias locais têm na agricultura, sua fonte de renda.
É o caso da família Petermann, que recebeu o Blog do Ciro Groh em sua propriedade nesta manhã de terça-feira, 19. No tempo em que estivemos lá, passamos pelas terras, encharcadas por sinal, e constatamos os impactos de tanta chuva nessa atividade rural.
“Brócolis, couve-flor, alface, cebolinha verde, estão entre as hortaliças mais prejudicadas com essa chuva toda. Muitas delas apodreceram e as que puderam ser colhidas, tiveram uma redução na qualidade”, explica Ademir Petermann, dono da propriedade.
Na sequência, vamos mostrar mais fotos que foram capturadas na manhã desta terça-feira na propriedade da família Petermann, na Cristalina.
Leia também:
Galeria de fotos
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.