A trovoada que passou sobre o Alto Vale do Itajaí na manhã desta quarta-feira, 28, acumulou volumes representativos de chuva num um curto espaço de tempo. Em apenas 30 minutos, alguns locais da região marcaram índices se aproximando de 40mm.

No município de Vidal Ramos, os agricultores da comunidade de Fazenda Rio Bonito, que estavam na lavoura por volta de 9h30, tiveram que suspender os trabalhos por conta da mudança repentina do tempo.

Rio Garrafão, afluente do Itajaí-Mirim, na foto registrada na manhã desta quarta-feira por João e Bel Fink

“Eu e meu marido, a gente estava na lida do campo de manhã. Tivemos que parar com os trabalhos diante da chegada repentina da chuva, que não durou muito, cerca de meia hora, mas veio muito forte junto com trovoada”, relata a agricultora Juliana Brambila.

A imagem do Ventuski Radar, atualizada às 9h40, registrou o momento da passagem do tempo severo pela região do Alto Vale do Itajaí na manhã desta quarta-feira. A trovoada está ilustrada nas manchas em vermelho da figura do mapa. Acompanhe abaixo:

Fonte: Ventuski Radar

Apuração dos volumes de chuva

Dando sequência à edição, o Blog do Ciro Groh apresenta os volumes de chuva pontuados pela rede Groh Estações nesta quarta-feira por toda a região brusquense, do Médio ao Alto Vale do Itajaí. Os índices pluviométricos inseridos na tabela abaixo correspondem a cada lugar descrito em anexo:

Fonte: Groh Estações

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]


Nível do Itajaí-Mirim aumenta

As réguas de medição da Agência Nacional de Águas, instaladas no bairro Salseiro, em Vidal Ramos, registraram um aumento da vazão de água do Itajaí-Mirim no referido local de aferição.

Rio Itajaí-Mirim nesta manhã de quarta-feira em Vidal Ramos, na foto capturada por João e Bel Fink

Acompanhe a seguir à evolução de seu nível, monitorado entre parte da manhã e o início da tarde desta quarta-feira. O pico observado na cidade vidalense se deu às 13h45, com 2,83 metros.

Toda essa água deve chegar a Botuverá no transcorrer da noite de hoje e até Brusque, entre a madrugada e o amanhecer da quinta-feira, 29, mas não deve gerar nenhum problema a esses dois municípios.

Fonte: Agência Nacional de Águas

Previsão do tempo

De acordo com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, a chuva cessa, o sol reaparece e o tempo tende a se manter firme no restante desta quarta-feira em Brusque e região.

Rio Itajaí-Mirim nesta manhã de quarta-feira em Vidal Ramos, na foto capturada por João e Bel Fink

Conforme prevê o especialista, dificilmente deve voltar a chover sobre as cidades do Vale do Itajaí até pelo menos o domingo, primeiro dia de 2023. Caso venha ocorrer algum evento de precipitação nesse período, tende a ser de forma bem isolada.

Coutinho enaltece as próximas madrugadas bem amenas à vista, a considerar a época do ano, que devem registrar mínimas abaixo de 17 a 18ºC. Prognósticos atuais estão indicando tempo seco na hora da virada do ano, complementa.

Oferecimento:

Leia também:
1- Como vai estar o tempo em Brusque e região na virada do ano; confira
2- Granizo impacta cidade de SC na tarde de terça-feira; saiba onde
3- Veja como está a cachoeira da Buettner, em Brusque, veja as imagens


Fotos da tarde em Brusque


Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK