Setembro de 2021 vem registrando volumes representativos de chuva por toda a região de Brusque. Só na primeira quinzena do mês, os acumulados já superaram a marca de 100 mm em alguns locais monitorados.
Para ilustrar melhor a situação, vamos trazer como exemplo apenas a localidade de Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos, onde se situam as principais nascentes do rio Itajaí-Mirim.
Em julho, por lá, choveu 32,8 mm e em agosto, esta soma apontou para 59,2 mm. Já agora, em setembro, somente nos primeiros 15 dias, a chuva somada já chega aos 100 mm registrados.
Isso vem ser uma ótima notícia diante do déficit pluviométrico apresentado nos 2 meses anteriores. Os efeitos, impactados diretamente no nível do rio Itajaí-Mirim, estão muito bem ilustrados na imagem abaixo, capturada em agosto no entorno de suas nascentes:
A seguir, mais uma foto registrada no mesmo local da anterior postada acima, só que esta, feita em setembro:
Acompanhe na tabela abaixo, os acumulados parciais de chuva assinalados em setembro nos 15 dias iniciais do mês. Dados correspondentes a cada lugar descrito em anexo:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
Chuva deve seguir em bons volumes
Segundo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, bons índices de chuva estão sendo esperados entre esta quinta-feira, 16, até o domingo, 19, para toda a região de Brusque.
O dia com expectativa para ter o maior volume é a sexta-feira, 17, que pode superar, só nesse dia, os 50 mm em muitos lugares.
O antes e o depois
O Blog do Ciro Groh separou algumas fotos para mostrar a diferença da situação do rio Itajaí-Mirim em setembro se comparado com agosto:
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.