A semana está chegando à reta final trazendo recordes de chuva às cidades situadas na faixa leste de SC. Estamos falando das regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Vale do Rio Tijucas e Norte, que em poucos dias, pontuaram índices excedendo os 500mm.

Brusque não ficou fora desse evento climático extraordinário e os acumulados registrados no município igualmente surpreenderam, diante de marcas chegando a marcar 538mm, isso, levando em conta o somatório de seis dias.

Para ilustrar melhor a descrição acima, vamos trazer a seguir, o levantamento dos índices pluviométricos conferidos por toda a região brusquense entre o sábado, 26, início do evento, até as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 2.

Os dados inseridos na tabela impressionam. O lugar brusquense onde mais choveu foi na estação instalada no bairro Santa Luzia, com 538,1mm. A apuração mostra que as cidades localizadas no Alto Vale do Itajaí, como Presidente Nereu e Vidal Ramos, anotaram menos chuva, o que justifica o rio Itajaí-Mirim não ter protagonizado uma enchente de grandes proporções.

Os números dessa pesquisa são provenientes da rede Groh Estações e correspondem a cada local descrito em anexo:

Fonte: Groh Estações

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]


A chuva no fim de semana

Com relação à previsão da chuva para o fim de semana, podemos afirmar que o Vale do Itajaí ainda não está livre dela. Os indicativos apontam para essa possibilidade. Quem prevê é a meteorologista Tatiane Martins, do AlertaBlu.

brusque
Começo de manhã de sexta-feira em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Conforme a especialista, o sol até pode aparecer de forma ocasional nesses três dias entre aberturas, mas não irá predominar, por conta das nuvens que seguem no comando do tempo impulsionadas pela umidade vinda do mar.

Essa condição ainda favorece pancadas isoladas de chuva com trovoada sem hora definida para ocorrer e a chance maior fica restrita ao sábado e domingo. Antes, algum episódio de precipitação não está descartado nesta sexta-feira a partir do decorrer da tarde, explica.

Como o solo já está encharcado, qualquer evento de precipitação, por menor que seja, pode trazer problemas relacionados a deslizamentos de terra ou alagamentos. Portanto, segue o estado de atenção, adverte Tatiane.

Com relação às temperaturas, os picos da tarde tendem a oscilar 27 a 30ºC, trazendo sensação de calor. Mas isso vai depender muito da nebulosidade ser mais ou menos densa. Já as madrugadas prometem ser abafadas em Brusque e cidades do entorno. Mais amenas nos municípios de maior altitude do Alto Vale do Itajaí, conclui a profissional.

**Com informações da previsão do tempo: Tatiane Martins/AlertaBlu

Oferecimento:

Leia também:
1.Embarque em uma viagem interiorana até os Lageados de Botuverá; confira as fotos
2.Cenas impressionantes mostram cachoeira de Brusque transbordando depois do temporal; assista ao vídeo
3.Situação em Vidal Ramos afasta risco de enchente do rio Itajaí-Mirim em Brusque; entenda
4.Brusquenses do Taquaruçu ficam isolados por conta de queda de barreiras e alagamentos


Fotos dos leitores

Como é de praxe, ao final de cada matéria você pode acompanhar as belas fotos enviadas pelos colaboradores do Blog do Ciro Groh. As imagens mostram como esta sexta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda:

Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK