brusque
Brusque começando a semana com céu cinzento/Arquivo: Ciro Groh

A semana começa diante da previsão apontando a formação de um ciclone junto ao litoral de SC entre terça-feira, 9, e a quarta-feira, 10, com indicativos de volumes excepcionais de chuva e vento, isso, para a faixa leste do estado, que inclui a região de Brusque.

Os detalhes acerca dessa projeção acima resumida você confere logo após a foto, no boletim emitido ao Blog do Ciro Groh pelo meteorologista Leandro Puchalski. Veja o que diz o especialista.

vidal ramos
Vidal Ramos começando a segunda-feira com céu encoberto/Arquivo: Ciro Groh

“Eu começo falando desta segunda-feira, que dentre os próximos dias deve ser o mais tranquilo em Brusque e região. O dia tende a seguir na presença de muitas nuvens, quase nada de sol e a chance de chuva persiste. A sensação de frio continua”.

“Quando a gente chega na terça-feira, muitas nuvens e nada de sol no Vale do Itajaí nesse dia. Possibilidade de chuva a qualquer hora que pode ser forte em alguns momentos. As temperaturas máximas não passam dos 15 a 17ºC”.

Formação de um ciclone

A previsão é que a gente tenha a formação de um ciclone no Sul do Brasil entre a terça e a quarta-feira. Ele deve trazer altos volumes de chuva em parte de SC, especialmente à faixa leste do estado, que inclui o Vale do Itajaí”.

“Para que vocês tenham uma ideia, tem simulador apontando acumulados entre 100 a 200mm para algumas áreas, isso, em apenas poucas horas, o que vem a ser um índice extremamente elevado”.

“Já outros simuladores mostram índices ainda maiores, sugerindo até 350 mm e com chance de chegar a 400 mm num curto espaço de tempo. Se isso vir a se confirmar, é problema à vista. Portanto, atenção especial nesta primeira metade da semana”.

Vento

A questão dessa expectativa de vento em SC tem a ver com a posição exata de onde o ciclone vai se formar. A princípio, todos os modelos estão apontando rajadas mais fortes entre a noite de terça e a quarta-feira”.

“Os picos mais intensos previstos podem oscilar de 50 a 70/80 km/h em algumas áreas situadas na faixa leste de SC. Sempre lembrando que a região de Brusque está inserida nessa projeção”.

“Vamos seguir monitorando essa condição adversa do tempo projetada para grande parte de SC. Tomara que os catarinenses não venham ter transtornos relacionados à chuva, assim seja”.

*Com informações da previsão do tempo: Leandro Puchalski/meteorologista

Vídeo

Oferecimento:

Leia também:

Enchente de 1984: confira a evolução de Brusque 38 anos depois da tragédia


O tempo na madrugada

brusque
Os brusquenses começaram a segunda-feira na presença do céu encoberto no município/Arquivo: Ciro Groh

A partir de agora, vamos destacar o monitoramento do tempo observado em todo o Vale do Itajaí-Mirim durante a madrugada e amanhecer desta segunda-feira junto à rede Groh Estações.

A tabela abaixo mostra os volumes de chuva assinalados entre 0h até por volta de 7h (azul). Confira também, as temperaturas mínimas anotadas (vermelho). Os dados correspondem a cada lugar descrito em anexo.

Baixos volumes de chuva anotados entre a madrugada e amanhecer/Fonte: Groh Estações

Fotos dos leitores

Para finalizar a matéria de hoje, separamos as fotos enviadas pelos leitores da coluna. As imagens mostram como a segunda-feira começou em cada lugar mencionado na legenda.

Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK