Um começo de maio que requer atenção especial dos catarinenses no que se refere às condições adversas do tempo com potencial à formação de um ciclone. Tem previsão de chuva extremamente volumosa direcionada ao estado, valendo para esta primeira metade da semana.
Parte desses acumulados previstos já vêm sendo registrados nesta segunda-feira, 2, em cidades da região do Planalto Sul. Em São Joaquim, por exemplo, há estações do município que já assinalaram valores acima de 100 mm em poucas horas.
Ciclone em formação
Porém, a situação de atenção descrita acima não se limita apenas à projeção de excesso de precipitação. Paralelo a isso, há um alerta informando a costa catarinense para a possibilidade de ondas gigantes entre esta segunda e a quarta-feira.
O comunicado partiu do meteorologista Leandro Puchalski, que prevê mar agitado com ondas que podem alcançar os três metros de altura entre o litoral da Grande Florianópolis e o Sul, sendo o trecho que requer maior cautela.
“O processo de formação de um ciclone entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul também vai interferir em ondas gigantes no litoral catarinense. Principalmente da Grande Florianópolis ao Litoral Sul do estado”, explica Puchalski.
“A expectativa é para que alcance já dois metros ao final desta segunda-feira. Mas, ao longo da terça até a quarta-feira de manhã, tem previsão de ondas podendo chegar aos três metros em algumas praias”, comenta.
Portanto, muitas atenção na questão da navegação: barcos pequenos, quem puder tirar do mar é importante”, conclui o especialista.
Vídeo
Confira no vídeo exposto a seguir, a íntegra do alerta divulgado por Puchalski.
A chuva na região de Brusque
Dando sequência à edição, vamos apresentar a seguir os índices parciais de chuva assinalados nesta segunda-feira por todo o Vale do Itajaí-Mirim. Dados apurados até por volta de 15h.
A localidade de Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos, está, por enquanto, liderando os números do levantamento até esse horário, diante de marcas apresentando 22 mm.
Oferecimento:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK