Imagine uma escola centenária no coração de uma cidade pulsante. Estamos falando do Colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque, que iniciou suas atividades em 20 de abril de 1872 com a denominação “Deutsche Evangelische Schule”. Naquela época a língua alemã predominava na cidade. Seu primeiro professor foi o então Pastor Sandreczki e, por  muitos anos, escola e igreja dividiram o mesmo espaço.

Créditos: arquivo do Colégio Cônsul/Curto Fotos Antigas de Brusque/Jaqueline Kuhn

Preservadas até hoje, as edificações datadas de 1932 e 1937 foram construídas num período de grande expansão e desenvolvimento da escola. Suas arcadas voltadas para o pátio interno são a marca arquitetônica do colégio.

brusque
Fotos da edificação registradas em 2022 com arcada de 1932 e 1937/Arquivo: Ciro Groh

O espaço mantém as características originais de várias décadas. O assoalho, as portas, a escada de madeira e as placas indicativas das alas. Observar os detalhes desses projetos antigos é também uma forma de conhecer a história da educação do povo brusquense.

As obras mais recentes de ampliação se deram nos anos de 2016 e 2021. A foto exposta abaixo ilustra muito bem como o estilo antigo continua preservado no interior desse educandário centenário de Brusque.

Assoalho e portas guardam as características originais do projeto/Arquivo: Colégio Cônsul

Escola comemora sesquicentenário

Em 2022 o colégio comemora o sesquicentenário de sua fundação. É a escola particular em funcionamento mais antiga do estado de Santa Catarina e um dos colégios mais conceituados da cidade de Brusque.

brusque
Atual diretor do Colégio Cônsul Carlos Renaux, professor Otto Hermann Grimm/Arquivo: Ciro Groh

Sua trajetória se confunde e se completa com a própria história do município. Uma escola que colabora na formação e desenvolvimento de inúmeras crianças e jovens, não só brusquenses, mas de toda a região. Parabéns a todos os envolvidos nessa longa e bela trajetória.

Acompanhe logo após os anúncios, a seleção de imagens preparada pelo Blog do Ciro Groh mostrando toda a imponência do Colégio Cônsul, que vem somando 150 anos de história em Brusque.

Oferecimento:

Leia também:
1.Conheça o casal de Botuverá apaixonado por rosas do deserto; confira as imagens
2.Veja se esta quinta-feira traz risco de trovoada à região de Brusque; confira a previsão
3.Frio: tudo branquinho na Serra catarinense em pleno dezembro; confiras as imagens


Galeria de fotos

**Antigas

Colégio Cônsul na década de 1940/Créditos: arquivo do Colégio Cônsul/Curto Fotos Antigas de Brusque/Jaqueline Kuhn
Professores e alunos do Colégio Cônsul no ano de 1949/Créditos: arquivo do Colégio Cônsul/Curto Fotos Antigas de Brusque/Jaqueline Kuhn
Turma no pátio, em 1991/Créditos: Créditos: arquivo do Colégio Cônsul/Curto Fotos Antigas de Brusque/Jaqueline Kuhn
Colégio Cônsul 1967, artes industriais, com prof.Afonso/Créditos: arquivo do Colégio Cônsul/Curto Fotos Antigas de Brusque/Jaqueline Kuhn

**Recentes/2022/Autoria: Ciro Groh

   

 

 

 


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK