brusque
Condomínio Jardim Sesquicentenario visto do alto/Arquivo: Ciro Groh

A instalação de placas fotovoltaicas tem levado muitos brusquenses a economizar na conta de luz. A geração própria de energia não chega a zerar a tarifa paga mensalmente, mas, pode levar a uma economia de até 95%, a depender da situação.

Foi o caso do condomínio residencial, Jardim Sesquicentenario, situado no bairro Limeira Baixa, de Brusque, que conseguiu economizar até R$ 7 mil por mês na conta de energia, depois que 156 painéis solares foram instalados nos telhados de alguns residenciais, em 2019.

Atualmente, em 2022, a despesa com energia elétrica gerada por toda a estrutura que engloba o condomínio, onde moram cerca de mil e duzentas pessoas, fica restrita às taxas da Celesc, não atingindo R$ 500.

Veja também

– Gêmeas protagonizam a primeira cerimônia de batizado da Igreja do Taquaruçu, de Brusque

Água própria

Síndica do condomínio Jardim Sesquicentenario, Lucélia Branco/Arquivo: Ciro Groh

A economia com o valor das faturas que chegam no final do mês ao Jardim Sesquicentenario, não fica restrita somente à energia elétrica.

O condomínio possui também um poço artesiano, capaz de abastecer 100% da demanda de água potável, não necessitando assim, ter que recorrer à rede pública do Samae.

Segundo explica a síndica, Lucélia Branco, o projeto de tornar o condomínio totalmente auto sustentável segue. Os planos futuros incluem também, a geração de gás com o tratamento da rede de efluentes.

brusque
A caixa d’água do condomínio com capacidade de armazenar 40 mil litros de água/Arquivo: Ciro Groh

Lucélia falou ao Blog do Ciro Groh:

“Nosso projeto começou em 2019 com a pesquisa sobre a energia solar. Foi firmada então uma parceria com a administração e moradores do condomínio e amadurecemos a ideia”.

“Na ocasião, fizemos um empréstimo bancário a ser pago parcelado em 60 vezes e através desse montante, conseguimos adquirir as placas solares que hoje, suprem nossa demanda de energia elétrica”.

“Com esse investimento estamos conseguindo manter o valor do condomínio sem reajuste há 2 anos. Não podemos esquecer de mencionar o nosso poço artesiano, que ajuda e muito na redução de nossas despesas mensais”.

“Queremos nos tornar auto sustentáveis também no que se refere ao gás. Para tanto, estamos com planos para tratar o nossa rede de esgoto de efluentes, mas essa ideia ainda não saiu do papel”, complementa a síndica.

Vídeo

Confira a seguir a entrevista concedida à nossa coluna pela síndica no condomínio Jardim Sesquicentenario, Lucélia Branco.


As placas observadas do alto

Vamos finalizar esta edição mostrando uma galeria de fotos do condomínio, também, com ângulos registrados do alto. Assim, podemos ter uma noção mais ampla do tamanho de toda a estrutura.

*Créditos: Ciro Groh

Oferecimento:


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected].

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.