Manhã de terça-feira com céu encoberto em Brusque, na presença de chuviscos isolados/Foto: Ciro Groh

Junho começou com tempo chuvoso no Vale do Itajaí-Mirim, porém, os volumes registrados na região nestes dois primeiros dias do mês estão abaixo dos 10 mm.

O maior acumulado medido entre a segunda-feira, 1º, e a manhã desta terça-feira, 2, está ficando no bairro Aymoré em Guabiruba, que totalizou até o momento, 9,9 mm.

Em Brusque, os índices observados no período também estão bem abaixo do necessário para amenizar os efeitos da estiagem. Nos bairros do município, os valores oscilam entre 2 a 4 mm.

Já no entorno das cabeceiras do rio Itajaí-Mirim quase não choveu. Foram apenas 0,5 e 0,8 mm de precipitação aferidos pelas minhas 2 estações de monitoramento instaladas na localidade de Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos.

Imagem do Radar do Morro da Igreja, atualizada às 8 horas desta terça-feira, mostrando chuva bem isolada em alguns locais do entorno de Brusque, ilustrado nas manchas coloridas da figura do mapa.

De acordo com o AlertaBlu, o tempo instável deve persistir nesta terça-feira em Brusque. Há condição para chuva fraca e isolada ao longo do dia bem como a presença de muitas nuvens. A temperatura pouco varia e a máxima fica entre 16 e 18°C.

Abaixo temos os volumes de precipitação observados em cada local descrito em anexo. Vale destacar que os valores são referentes ao período da segunda-feira e a manhã desta terça-feira:

Fonte: Ciro Groh