Um fenômeno astronômico raro que sugere a “Estrela de Belém” poderá ser observado entre 16 a 25 de dezembro de 2020. Será o alinhamento de Júpiter e Saturno que estarão bem próximos. Isso irá criar um ponto de luz radiante no céu.
Segundo o professor Antônio Carlos Miranda, do Departamento de Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), já é possível acompanhar a aproximação dos planetas.
“Olhando a partir de hoje, na direção do sol poente, já será possível ver a aproximação. Com o passar dos dias, eles estarão cada vez mais próximos até atingirem o pico no dia 21 de dezembro. Daqui da Terra, eles parecerão estar tão juntos passando a impressão de se tocarem”, explica Miranda.
O professor destaca que que o melhor horário para contemplar o fenômeno é logo depois do pôr do sol.
“É possível observar a olho nu, mas é melhor utilizar alguns instrumentos, como binóculo, telescópio ou luneta”, comenta.
Os dois planetas só estiveram tão perto um do outro nos anos 1623 e 1226, ou seja, séculos atrás. Porém, o fenômeno mais parecido com este atual, ocorreu no século 13, há quase 800 anos.
De acordo com os especialistas no assunto, encontros entre planetas podem acontecer com mais frequência, mas as maiores aproximações são bem raras e demoram mais tempo para ocorrer.
Leia também
-Tem eclipse solar em dezembro! Saiba quando observar o fenômeno
Estrela de Belém?
Pelas redes sociais, internautas e supersticiosos debatem o tema. Há teorias com base em passagens bíblicas que sugerem que foi essa estrela que guiou os “Três Reis Magos”.
Há quem diga também que a aparição do fenômeno é um sinal místico de Deus.
Confira
Receba individualmente cada nova matéria do Blog do Ciro Groh.
É só salvar em sua lista o número, 47 99151-7115 e retornar com um ok.