Como já vem sendo amplamente divulgado pelos meteorologistas, uma forte massa de ar frio irá atingir SC na virada de outubro para novembro, podendo até trazer neve inédita à Serra catarinense nos primeiros dias do próximo mês, a considerar a época do ano.
E tudo indica que as baixas temperaturas não ficarão restritas somente aos pontos mais altos do estado. Segundo a expectativa, o ar gelado deve se estender também à região brusquense. O risco de geada no Vale do Itajaí em plena primavera não está descartado.
O engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, falou ao Blog do Ciro Groh sobre essa projeção acima resumida. Confira o boletim emitido pelo especialista logo após a foto exposta a seguir.
Frio a caminho
“As projeções não mudam e há dias vêm apontando frio histórico para novembro em SC, com expectativa até de neve inédita no início do próximo mês na Serra catarinense, podendo assim, trazer sérios danos à agricultura do estado”.
“Com relação ao Vale do Itajaí, as projeções estão indicando temperaturas entre 5 a 8ºC no amanhecer dos primeiros dias de novembro em cidades do Médio Vale como Brusque, Guabiruba e Blumenau. Já nos municípios de maior altitude do Alo Vale, a citar, Vidal Ramos, Ituporanga e Imbuia, os termômetros podem até se aproximar de 0ºC, com alto risco de geada”.
Calor
“Outro destaque que podemos citar neste boletim para vocês, brusquenses e moradores das demais cidades do Vale, é o calor previsto para o sábado e, principalmente no domingo das eleições, quando os picos máximos nesse dia tendem a exceder os 34/35ºC. Aconselho ir votar no período da manhã pois a partir da tarde, aumenta o risco de trovoada”.
**Com informações da previsão do tempo: Ronaldo Coutinho/Climaterra
Oferecimento:
Leia também:
– Casal de Brusque divide o amor por viagens e vai até na Patagônia da Argentina
O tempo na madrugada
Prosseguindo com a edição, vamos agora destacar o monitoramento do tempo observado durante a madrugada desta quinta-feira no Vale do Itajaí. A tabela exibida abaixo mostra o levantamento das temperaturas mínimas apontadas logo após o romper da aurora (em vermelho). Saiba também onde e quanto choveu até o amanhecer (em azul).
Os dados provenientes dessa apuração correspondem a cada local descrito em anexo.
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
Fotos dos leitores
Para finalizar a matéria, acompanhe as fotos enviadas pelos colaboradores deste informativo. As imagens mostram como a quinta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK